Vivência – Cozinha de Raiz e suas Tradições

Vivência – Cozinha de Raiz e suas Tradições,

conhecendo a cozinha de Goiás.

 

 

Um maravilhoso curso onde sera apresentado vários pratos da cozinha raiz aliando a tradição com técnicas modernas. Momento único de conhecer as tradições culinárias de Goiás. Mais informações pelos fones 62 985902236 – 62 994790453.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO & CONTEÚDO

Dia 27 de Abril

Matulas e Merendas da Cozinha de Tropeiro
Chef Gilmar Borges

chef gilmar borges - colunista superchefs - clean

Chef Gilmar Borges

Dia 27 de Abril – 9:00 hs ate as 17:00 hs

  1. Matula de Tropeiro
  2. Matula dos Comboieiros
  3. Matula do Cerrado
  4. Paçocas no pilão
  5. Merendas antigas
  6. Pele de leite
  7. Mata Cumpade de Polvilho com ragu do cerrado
  8. Orelha do jeca
  9. Requeijão artesanal

 


Carne suína pelos sertões de Goiás historia e tradição
Chef Andre Rabelo

boris andre rabelo - Vivencia Cozinha de Raiz e suas Tradicoes

Chef Boris Andre Rabelo

Dia 27 de Abril – 13:00 hs ate as 17:00 hs

Carnes de Lata e suas possibilidades .1
Historia e tradição da Carne suína pelos sertões de Goiás .2
Tachada goiana com toque do Cerrado .3

 

 

 

 

 

linha vivencia gastronomia de raiz

Dia 28 de Abril

 

Varal de Lingüiça e suas possibilidades
Chef Adan Garcia

chef adan garcia - Vivencia Cozinha de Raiz e suas Tradicoes

Chef Adan Garcia

Dia 28 de Abril – – 9:00hs ate as 17:00hs

1. Linguiças artesanais e os princípios da Charcutaria
2. Lombinho a moda goiana
3. Moqueca do Cerrado
4. Porqueta à moda do Cerrado
5. Roda de Linguiça com molho Pancs
6. Sanduíche do Cerrado com carnes goianas
7. Compotas Pancs e suas variações
8. Pão de Queijo com Linguiça
9. Broa Caipira com Ragu de linguiça

 

 

 

linha vivencia gastronomia de raiz

Dia 29 de Abril

 

Rafael Lino Rosa - Vivencia Cozinha de Raiz e suas Tradicoes

Chef Rafael Lino Rosa

Carne Suína dos Bandeirantes as Famílias de Hoje
Chef Convidado Rafael Lino Rosa

 

Dia 29 de Abril  – 9:00 hs até 16 :00 hs

1. Carnes de Folia de Reis de Goiás
2. Carnes de Lata e suas possibilidades
3. Almôndega na palha tradição nas festas nas roças
4. Tachada goiana com toque do Cerrado
5. Costelinha a moda caipira
6. Pratos antigos e suas variações
7. Biscoitos do Cerrado

 

 

linha vivencia gastronomia de raiz

Encerramento

Banquete Goiano com as receitas apresentadas no curso
Alunos do curso e convidados

29 de Abril às 17 horas 


 

 

Conheça mais sobre os chefs

 

  • ”Chef.Gilmar”

    Gilmar Borges é chef de cozinha e pesquisador da gastronomia de raiz, mineiro de Araxá MG e radicado em Goiás, se dedica ao estudo, pesquisa e valorização da gastronomia brasileira, sempre buscando resgatar as tradições rurais e típicas do nosso País.

     

    Goiano de coração participa de vários festivais, congressos e eventos de gastronomia pelo Brasil aonde vem apresentando seus pratos da cozinha artesanal Goiana, valorizando os ingredientes do bioma Cerrado; Faz 25 anos que esta na área culinária entre cursos e especializações, sempre procurando valorizar a cozinha regional brasileira e a cozinha contemporânea.

     

    O Chef sempre esta em busca da diversidade gastronômica brasileira, apresentando sua cozinha autoral resgatando os ingredientes e produtos de um Brasil já esquecido, é um amante do movimento Slow Food. Vem se destacando pelo seu trabalho de pesquisa e valorização da antiga cozinha dos Tropeiros.

     

    Atualmente trabalha como Personal Chef ministrando cursos e apresentações de gastronomia regional valorizando os produtos da gastronomia de raiz, a cada apresentação uma verdadeira obra de arte cheia de historia e cultura.

     

    Mora em Pirenópolis onde passa a vida entre tachos e fornadas pesquisando novos sabores e atendendo a todos que amam a gastronomia.

     

     

     

  • ”Chef.André”

    André Rabelo, 40 anos, é Chef de cousine desde 1998. Formado por uma das mais renomadas instituições de ensino de gastronomia do Brasil, a escola de Cozinha Internacional do Grande Hotel, em Águas de São Pedro (SP). Trabalhou nos principais restaurantes de Brasília, capital da República, entre os quais Alice, Cielo e Patú Anu.

    Por dois anos, atuou como Chef no Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), tendo organizado e coordenado diversos cocktéis, almoços e jantares para recepção de missões diplomáticas de diversos países durante o Governo Fernando Henrique.

    No ano de 2011/2012 trabalhou como consultor no projeto Bem Receber Copa do Ministério do Turismo e a Abrasel (Associação Brasileira de bares e restaurantes), treinou mais de trinta restaurantes renomados da capital nas áreas de SGA (segurança de alimentos), Gestão de negócios e atendimento, com a finalidade de preparar os estabelecimentos de alimentação fora do lar a receber bem o turista nacional e internacional na Copa do Mundo de 2014.

    Consultor realizou oficinas gastronômicas pelo Brasil divulgando técnicas culinárias, pratos diversificados, manuseio, dicas, cortes especiais da carne suína com o intuito de divulgar e desmitificar o seu consumo

    Profissional com grande facilidade de comunicação tem como sua principal característica a versatilidade no preparo de pratos de origens variadas. A sua formação técnica, na elaboração do cardápio, Rabelo alia o saboroso toque do tempero brasileiro e cozinha internacional, forjado em suas origens regionais dos estados de Minas Gerais e Goiás.

     

     

     

     

  • ”Chef.Adan”

    Natural de Guarulhos-SP e criado na cidade de Biritiba Mirim, localizada na região do alto Tietê, interior paulista, manteve desde criança, por influência da família, o contato assíduo com a cozinha. Seu interesse pela culinária crescia ao decorrer dos anos e sua vocação aflorou a partir dos estudos relacionados com a gastronomia.

    Panificador e confeiteiro pelo SENAI intensificou seus estudos na Universidade Anhembi Morumbi, onde também iniciou o ensino superior em Gastronomia.

    Pesquisador e apreciador da cultura brasileira residiu alguns anos no estado de Minas Gerais para aprimorar seus conhecimentos em gastronomia regional. Chef nos principais restaurantes e hotéis por onde passou, participa dos grandes festivais de gastronomia do Brasil.

    • Palestrante sobre cozinha regional brasileira, já atuou como consultor, jurado e vencedor de diversos campeonatos culinários.
    • Consultor no campeonato Sabor de BAR 2011 obteve vencedores do 1°, 2° e 3° lugar na categoria Melhor Tira-gosto.
    • Retentor do titulo: “SABOR DE SÃO PAULO” por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) que elegeu as 60 melhores receitas do estado.
    • Chef no Programa SANTA RECEITA com CLAUDETE TROIANO / REDE APARECIDA DE COMUNICAÇÕES.
    • Chef associado e reconhecido pela APC BRASIL
    • Chef associado e reconhecido pela F.I.C. Federazione Italiana Cuochi

     

    Hoje está a frente da empresa que considera sua paixão e realização profissional: – Leitão de Gravata; cuja cozinha tem como temática o resgate da nossa cozinha regional.

     

     

  • ”Chef.Rafael”

    Antropólogo, Cozinheiro regionalista

    Prof. Dr. Rafael lino Rosa. Doutor em Ciências da Religião pela PUC GO. Professor de Filosofia, Cientista da Religião, regionalista cultural, tarólogo, e cozinheiro (cozinha árabe e regional brasileira e goiana).

    Rafael Lino Rosa é Graduado em Filosofia com Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade de Goiás (2009), Doutor (2016) e Mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição, tendo defendido a tese DOR E SACRIFÍCIO: O IMAGINÁRIO RELIGIOSO CATÓLICO VILABOENSE.

    Pesquisador em religiosidade goiana, com foco nas manifestações e produções culturais quaresmais da Cidade de Goiás. Co-autor e organizador da obra “Nos Passos da Paixão: A irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos em Goiás”.

    Pesquisador da PUC, participante no Grupo de Pesquisa em Religião, cultura e Sociedade, nas linhas de pesquisa: CULTURAS E SISTEMAS SIMBÓLICOS; RELIGIÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS, RELIGIÃO E CULTURA.

    Pesquisador do Grupo Sócio-Antropologia dos Patrimônios, Museus e Acervos – GPMUSAS da Universidade Federal de Sergipe, nas linhas de pesquisa: MUSEUS MEMÓRIAS E COLEÇÕES; PATRIMÔNIOS CULTURAIS: SABERES, FAZERES E PODERES.

    Pesquisador em Cultura Goiana, seus saberes e fazeres em múltiplas manifestações.

    Participação com receitas no livro Cozinha Goiana de Bariani Ortencio.

     

     

     

 

 

 

linha vivencia gastronomia de raiz

INFORMAÇÕES

Vivencia Cozinha de Raiz e suas Tradições
27, 28, 29 de Abril

Pousada Luna Zen
Rodovia GO-225 KM 4 – Pirenópolis/GO

Mais informações:
(62) 98590-2236 • 99479-0453 • 98237-9677

Apostila e Certificado
Vagas Limitadas

 


 

APOIO:

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados