udon toshi 00

Udon ideal para os dias frios

… ou gelado no verão! Com mil facetas, o Udon conquista o paladar de todos, com suas variedades.

 

Uma sopa, com macarrão de fios grossos e um caldo bem quente. Parece simples, mas o sabor é surpreendente. O udon é um dos pratos preferidos da comunidade japonesa. Podendo ser acompanhado de inúmeros ingredientes, o udon é um prato que vai muito bem com esse frio que está chegando.

 

udon - superchefs

 

É um prato leve e de fácil aceitação. Seu caldo é basicamente composto por dashi, sake e shoyu, variando de acordo com a região. É tão versátil que, no Japão, podemos encontrar o udon com curry (KareUdon), ou até gelado (ZaruUdon).

 

KareUdon - tosho akuta - 02 - superchefs

KareUdon

 

zaru udon - toshi akuta - 03 - superchefs

ZaruUdon

 

Geralmente o caldo do Udon sofre diferença de acordo com a região de onde é servido (norte ou sul). No norte, consomem com um shoyu mais forte, carregado. No sul, o caldo é bem mais claro e suave. Um dos tipos mais pedidos entre os japoneses é o TempuraUdon, onde o prato é acompanhado por tempura de camarão.

 

tempura undo - toshi akuta - 04 - superchefs.00

Em São Paulo você tem boas opções de onde comer um Udon bem feito. No Aizomê, comandado pela incrível chef Telma Shimizu Shiraishi, você poderá saborer um ótimo. Além disso, na Liberdade temos o Ban, do chef Haraguchi, que prepara caldos como ninguém.

 

Telma Shimizu Shiraishi  do Aizomê

Telma Shimizu Shiraishi do Aizomê

 

Em casa sempre comia o TsukimiUdon, que vinha com um ovo cozido (ou poché). E com algumas carnes também. É um prato que pode ser feito com o que mais agrada ao paladar.

 

Tsukimi Udon - toshi akuta - superchefs

Tsukimi Udon

 

toshi-akuta_bottom_interno

Toshi Akuta
Chef do Teakettle, casa de chás, começou a carreira gastronomica trabalhando no D.O.M. cozinhou para Adidas, Puma, Volvo, consulado do Canadá, trabalhou no restaurante japonês Kinu, deu aulas de comida japonesa no CEG (Centro Especializado em Gastronomia)

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados