toucinhodoceu superchefs

Toucinho do Céu de Pistache por Carla Pernambuco

toucinhodoceu superchefsA doçaria portuguesa não é nada simples. Talvez esteja entre as mais elaboradas do mundo. Quase tudo tem origem nos conventos e mosteiros do século 16. Usa-se quantidades abundantes de gemas e claras de ovos (as claras serviam para a confecção de hóstias e para engomar o vestuário das religiosas). Para aproveitar as gemas e o açúcar vindo do Brasil e da ilha da Madeira, as freiras de Portugal caprichavam nas receitas bastante adocicadas e calóricas, preparadas com frutos secos e amêndoas.

A lista de doces chamados “conventuais” é extensa e abrange todas as regiões de Portugal. Os nomes são lindos: leite-creme, pudim, barriga-de-freira, rabanadas, ovos moles, trouxas de ovos, fios de ovos, arroz-doce, toucinho do céu, ovos moles de Aveiro, pastel de nata, queijadas de Sintra, travesseiros da Periquita, queijadinhas de hóstia, tigeladas de Abrantes, quartos de marmelada, cristas de galo, fatias da China), rebuçados de ovos, pau de abóbora, pão de Rala, bolo de mel.

Toucinho do Céu de Pistache
12 porções

2 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
200 g de amêndoa sem pele,
levemente torrada e moída
300 g de pistache moído
300 g de manteiga
18 gemas peneiradas
1/2 colher (chá) de essência de amêndoa
Manteiga para untar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

carlapernambuco_receitasNuma panela, leve o açúcar e a água ao fogo baixo e ferva lentamente sem mexer até a calda começar a brilhar. Retire do fogo, junte a amêndoa, o pistache e a manteiga, misturando vigorosamente para não cristalizar. Em seguida, adicione as gemas e misture bem para não deixá-las talhar.

Volte a panela ao fogo baixo, junte a essência e mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela.Unte um tabuleiro com manteiga, forre com papel-manteiga também untado e espalhe o doce. Deixe descansar por cerca de 30 minutos. Leve ao forno preaquecido a 140°C por aproximadamente 20 minutos ou até que se forme uma película fina sobre o doce.

Deixe esfriar. Ao servir, corte em pedaços e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados