Academia Barbante

Sommelier de Cervejas na gastronomia

Proporcionar experiências incríveis, passeando pelos cinco sentidos do ser humano, já é parte do cotidiano dos restaurantes renomados. Trata-se da evolução de seus serviços, refletidos pela busca da excelência para impressionarem positivamente os seus clientes. Para tanto, formar adequadamente seus profissionais envolvidos na “atividade servir” é um grande desafio.

 

De olho em um mercado em crescimento, muitos profissionais buscam sua formação na área para que possam adquirir o conhecimento necessário para criar ambientes cada vez mais criativos e agradáveis, objetivando promover mais que um serviço bem feito com produtos de alta qualidade, mas também uma experiência única. No contexto do servir com excelência, evidencia-se a expertise do profissional Sommelier, que por um bom tempo estava atrelado apenas ao universo dos vinhos, mas que hoje atua nas mais diversas facetas da gastronomia, incluindo água, cachaça, chá, café, azeite e, entre tantos, na cerveja.

 

Joyce Oliveira, Academia Barbante

Joyce Oliveira, Academia Barbante

 

Bebida socializante por excelência, a cerveja vem ganhando variedade na mesa dos brasileiros. Cervejas premium, cervejas gourmets, cervejas especiais e cervejas artesanais. São várias as denominações para falar da companheira inseparável das mesas dos comensais de boteco às mesas sob lustres de cristais de suntuosos salões de restaurantes.

 

Academia Barbante

Academia Barbante

 

 

Hoje a gastronomia e tudo que a envolve passou dos patamares de extrair o melhor da matéria-prima e transformá-la em algo que agrada aos olhos, nariz, ouvido, tato e boca, transpassando fronteiras, culturas e eras. É impossível pensar numa Gastronomia que caminha por si só. A bebida e a comida somadas potencializam, complementam ou mediam sabores de ambos para que a experiência seja inesquecível.

 

A formação de um profissional que deseja atuar no mercado de cervejas precisa permear diversas áreas do conhecimento, pois, além de entender tecnicamente da bebida e da Gastronomia é necessário seduzir, encantar, rechear com história, cultura e a arte de saber conviver.

 

Academia Barbante 2

 

 

O Sommelier de Cervejas deve ser um conhecedor dos insumos, dos processos de produção e dos mais variados estilos de cervejas e suas características sensoriais, assim como seus aspectos culturais, exatamente como um chef de cozinha para que tenha o conhecimento e a habilidade necessários ao sugerir harmonizações, em que a intuição e bom senso falam alto em unicidade com a técnica.

 

A formação de seus colaboradores em Educação Cervejeira amplia a arte do servir, pois disponibiliza aos seus clientes o conhecimento e expertise em uma bebida milenar tão saborosa e importante na Gastronomia e que vem surpreendendo seus apreciadores por sua ampla variedade e versatilidade.

 

Num mercado crescente e ávido por novidades, as Cervejas Especiais em sua riqueza de cores, aromas, sabores e sensações podem acompanhar uma gama imensa de pratos e momentos. Investir na formação desses profissionais certamente potencializará o trabalho da Gastronomia. Surpreenda e surpreenda-se!

 

 

 
Por Joyce Oliveira
Gerente Pedagógica da Academia Barbante de Cerveja. Há 18 anos atua na área de Educação, no segmento da Gastronomia. Nos últimos 10 anos, o foco de estudo e atuação passou a ser bebidas. É Administradora de Empresas, Sommelier de Vinhos pelo Senac SP e WSET e Sommelier de Cervejas pela Doemens/ABC.

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados