Stolen de Natal - marli dall stella

Sabores e Memórias do Natal

A época de Natal nos traz na memória afetiva/gustativa diversos sabores que nos remetem a momentos vividos com pessoas queridas. Isso nos leva a caprichar cada vez mais nos preparativos para o final de ano. A casa enfeitada, presentes e aquelas comidinhas típicas deliciosas! Afinal vamos encontrar ou reencontrar familiares e amigos queridos.

 

Aqui no Brasil, sendo um país formado principalmente por imigrantes europeus, herdamos várias tradições natalinas. Principalmente no sul, os descendentes desses imigrantes mantêm vivos os costumes dessa época.

 

Na cultura italiana a grande tradição, sem dúvida, é o delicioso Panetone. Essa iguaria caiu tanto no gosto do brasileiro que podemos encontrar Panetone o ano todo!

 

Na cultura alemã e austríaca, o período do Advento de Natal é marcado pelo preparo dos mais saborosos quitutes. Da cozinha vem aquele cheirinho de especiarias, bolos e pães natalinos, trazendo a lembrança da nossa infância e de pessoas que fazem ou faziam essas maravilhas.

 

As bolachinhas tradicionais são as mais variadas e as crianças adoram “ajudar” a decorar e comer também! E isso faz parte das tradições! Também os pães doces, stollen, bolos e tortas são preparados para a grande comemoração do Natal.

 

Mesa de bolachinhas - Marli Dall Stella

Mesa de bolachinhas

 

 

Uma das tradições que merece ser relatada e, infelizmente mantida por poucas famílias, é a seguinte: Durante o Advento, os quatro domingos que antecedem ao Natal, reúnem-se principalmente a família e os amigos mais chegados para juntos celebrarem e prepararem-se espiritualmente para o Natal. São lidos e comentados trechos da Bíblia e a cada domingo é acesa uma das velas que compõe a Coroa do Advento. Para encerrar essa cerimônia todos os participantes são convidados a deliciarem-se com as iguarias natalinas, feitas com carinho, para serem degustadas nesses dias.

 

 

Stolen

 

Neste ano de 2017, o primeiro domingo do Advento acontece no dia 03 de dezembro.  Todas essas receitas doces e outras salgadas podem ser encontradas no meu segundo livro “Receitas Austríacas do Tirol Brasileiro”. É uma ótima sugestão para presentear neste Natal.

 

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados

Escreva sua mensagem