revolucao da cerveja - marco falcone - 01b - superchefs

A “Revolução Cervejeira” pelo mundo

Perambulando pela Europa nos anos 2000 tive o privilégio de vivenciar um movimento que vinha ocorrendo naquele continente já há mais de uma década, denominado “The Craft Beer Renaissance(O Renascimento das Cervejas Artesanais).

 

revolucao da cerveja - marco falcone - 02 - superchefs

 

Depois de ter a grande maioria das pequenas cervejarias sucumbidas pelo poderio econômico das grandes indústrias, elas ressurgiram. Talvez pela exigência do próprio público consumidor, impregnado de cultura e tradição cervejeira. O Europeu é apaixonado pelas cervejarias locais, independentes, de pequeno porte. Visitei muitas delas e recentemente dois dos meus filhos realizaram uma fantástica viagem, uma viagem “ciclo cervejeira”, percorrendo de bicicleta 2.400 quilômetros, de Florença na Itália até Londres na Inglaterra.

 

Foram 29 dias e 21 micro e cervejarias locais visitadas. Visitaram também maltarias, fábricas de equipamentos, plantações de cevada e lúpulo, comprovando, movidos a pedaladas, a fantástica renascença.

 

revolucao da cerveja - marco falcone - 03 - superchefs

 

Nos Estados Unidos ocorreu movimento similar, denominado “The Microbrewery Revolution (A Revolução das Micro Cervejarias). Em um país que detinha centenas de micro cervejarias no início do século XX, após a lei seca em 1920, viu sua grande maioria ceifadas, persistindo apenas aquelas que tinham grande poderio econômico, a ponto de no início da década de 1970 só existirem praticamente as gigantes Anhauser Bush, Miller e Coors.

 

revolucao da cerveja - marco falcone - 05 - superchefs

 

Na década de 1990 ocorreu o ressurgimento e o país conta hoje com milhares, em sua maioria sob o guarda chuvas da BA – Brewers Association (Associação de Cervejeiros Artesanais), presidida por meu amigo, o cervejeiro Chalie Papazian, que em algumas oportunidades nos visitou. O cenário é fantástico naquele país: hoje a produção artesanal já corresponde a 7% e existe um planejamento de chegar a 10% do montante de toda cerveja produzida até 2020.

 

revolucao da cerveja - marco falcone - 06 - superchefs

 

Existem alguns outros locais onde o crescimento do setor também é pujante, sobretudo na Itália, país que não tinha tradição cervejeira, que recria as grandes escolas com muita criatividade, qualidade e competência.

 

revolucao da cerveja - marco falcone - 07 - superchefsNo Brasil não podemos falar em revolução, pois também não trazemos uma tradição cervejeira, mas monopólios. Falamos em surgimento, com substância e competência. Micro Cervejarias fazendo belíssimas cervejas, recebendo premiações internacionais.

 

Atividade Home Brewer intensa e organizada. Educação e cultura crescente e a formação recente da Associação Brasileira de Micro Cervejarias, criando verdadeiramente um novo setor.

 

 

 

 

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados