Restaurante mais do que um lugar para se comer…

Ao longo dos anos da minha vida profissional, venho acompanhando as historias de sucesso dos bem sucedidos restaurantes. Vejo que os que fazem daquele local muito mais do que um espaço para comer e saciar a fome, ou ter um status por estar ali ou ate mesmo pelo sabor da comida, são os que mais se destacam.

 

lucius gaudenzi

Cada vez mais o conceito de chegar e sentir-se bem é colocado em prática pelas empresas que presto consultorias e trabalho. Particularmente só frequento lugares onde possam me oferecer um algo a mais, onde se preocupem com os detalhes e não me fação apenas o favor de servir o prato, ou encher a barriga, levantar e ir embora. Acredito no bem estar, na conversa entre funcionários e clientes, lógico, sempre tendo o bom senso e treinamento para isso, de saber o momento certo de chegar e sair da mesa. Uma musica agradável, exposição de artes, clima agradável, lojinhas com pequenos gifts (lembranças), livros e revistas, ser recepcionado pelo dono ou ate mesmo a visita do Chef a mesa faz toda uma diferença.

 

 

Sempre digo que caro é pagar pelo que não lhe satisfaz, que muitas vezes os pequenos detalhes superam possíveis deficiências de um restaurante e faz com o seu cliente volte mais vezes, fale para outros e assim uma cadeia produtiva e crescente transforme o seu negocio em uma empresa de sucesso.

 

bar dona onca - lucius gaudenzi

Logo que cheguei ao Brasil queria muito ter conhecido o Bar da Dona Onça em São Paulo, da queridíssima Janaina Rueda. Estava em Ilha Bela, a cerca de 200 km e chamei minha amiga para almoçar-mos la. Estava avido para chegar logo e comer aquelas delicias que ja acompanhava pela internet desde os tempos de Australia. Apos umas 3 horas de viagem chegamos e encontramos o local completamente lotado. Fomos atendidos por um funcionario que, talvez devido ao stress da casa lotada, nos disse que so poderia nos atender em 2 horas… Meu desaponto foi quase total!!! Mas ai é que entra a cordialidade e profissionalismo de alguns, o gerente ao perceber a situação, lá do outro lado do salão veio em nossa direção, que já estávamos indo ao carro, e com duas maravilhosas roscas de maracujá falou: Ei, esperem, trouxe para vocês, por favor, aguardem aqui, vou colocar dois banquinhos e assim podem saborear este drink e curtir um pouco do visual de São Paulo.

 

janaina rueda - lucius gaudenzi

Chef Janaina Rueda

 

Nossa, aquilo foi um impacto tão grande, nossos sorrisos foram imediatos e prontamente aceitamos, ficamos ali por muito mais do que as duas horas de espera e alem de uma conversa deliciosa com ele, experimentamos dos mais variados sabores da cozinha maravilhosa da Janaina. Lógico que quando a reencontrei fiz questão de elogiar não somente a comida, mas a cordialidade do seu funcionário.

 

496 restaurante e bar - lucius gaudenzi

Espeto de Camarões com Ricota Trufada e Sementes de Coentro e Pimenta Rosa Tostadas • Cesta de Queijo com Risoto de limão Siciliano, com Camarão VG em massa Frita do 496 Restaurante & Grill

 

No ultimo dia das Mães aqui na Bahia, no Restaurante 496 Grill & Bar, qual presto consultoria atualmente, tinha uma preocupação, estávamos com a casa completamente lotada uma semana antes e então lembrei daquela situação que havia passado e resolvi inovar, criei um “lounge” externo, onde os clientes da fila de espera pudessem ter um pouco de conforto, servi a eles pro seco com morangos e preparei alguns canapés especiais de cortesia, alem de pedir ao nosso saxofonista que sempre fosse ate la dar uma canja e fazer daquele momento ainda mais especial.

 

Restaurante 496 Grill & Bar - lucius gaudenzi

Restaurante 496 Grill & Bar

 

E assim vou levando a minha carreira e vida, escolhendo os lugares que frequento e transformando os que trabalho em muito mais do um lugar para se comer, mas sim para estar e ter um experiência gastronômica, como um estilo de vida.

Lucius Gaudenzi - bottom - superchefs

 

 

Sobre Lucius Gaudenzi
Lucius Gaudenzi chef. de cozinha formado pelo SENAC em parceria com a escola de administracao do Exercito em 1990. Formado pela Hostec intenational Hospitality College na Austrália e em cozinha francesa pela Le Cordon Bleu de Paris

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados