paises-maior-consume-alcool-00-superchefs

Relação dos países “mais bêbados”

O site “Guyism” listou os países mais “bêbados” do planeta. Entre os nove que mais consomem bebida alcoólica no mundo, destaque para os representantes do antigo bloco comunista.

paises-maior-consume-alcool-04-superchefs

Consumo de cerveja na Alemanha / Foto: Reuters

 

1 – República Tcheca

Os tchecos lideram o ranking da Organização Mundial de Saúde (OMS) de consumo de cerveja per capita. Eles são conhecidos como os Reis da Cerveja. A cerveja pilsen é originária de Plzen, a quarta maior cidade da República Tcheca. Além das marcas mais famosas, cervejarias artesanais se espalham pela antiga nação comunista.

2 – Moldávia

Se a República Tcheca lidera no consumo de cerveja, a Moldávia está na frente no consumo total de bebida alcoólica, segundo a OMS. A ex-república soviética encravada entre a Transilvânia e a Ucrânia registra alto índice de adolescentes alcoólatras.

3 – Rússia

A Rússia, que era o coração da União Soviética, lidera o ranking de consumo de vodca per capita (incluindo idosos e crianças): 18 litros. Isto corresponde a mais de 2 bilhões de litros de vodca descendo goela abaixo da população todo ano. O frio intenso e a opressão do regime soviético são apontados como os culpados para o crescimento do consumo no país em meados do século passado – e nas nações vizinhas. Problemas de saúde relacionados ao fígado alarmam médicos e autoridades locais. Grande parte dos russos começa a beber aos 11 anos.

paises-maior-consume-alcool-03-superchefs

Vodca russa vendida em supermercado / Foto: Reuters

4 – Alemanha

Beber cerveja na Alemanha é um hobby e uma característica cultural. Se o país perde o título de consumo per capita para a República Tcheca, se forem analisadas as cidades separadamente, a campeã é a alemã Bamberg. A Alemanha também abriga o maior festival de cerveja do planeta, a Oktoberfest, em Munique.

paises-maior-consume-alcool-02-superchefs

Cena da Oktoberfest em Munique neste ano / Foto: AP

5 – Coreia do Sul

Sim, Coreia do Sul! A capital, Seul, e os seus arredores têm um dos maiores níveis de consumo de bebida alcoólica do mundo, de vodca a rum, passando por grande quantidade de cerveja. Seria isso provocado pela constante tensão com os vizinhos comunistas do Norte?

6 – Hungria

A população do país do Leste Europeu não tem uma bebida preferida. Traçam tudo: cerveja, vodca, vinho, uísque… Isto põe a Hungria no terceiro lugar no ranking de maiores consumidores de álcool per capita, pelos números da OMS.

7 – Vaticano

Não se surpreenda. De acordo com o site “wineinstitute.org”, o Vaticano é o maior consumidor de vinho per capita no planeta. Entendeu?

paises-maior-consume-alcool-01-superchefs

Garrafas de ‘Vinum Benedictum’, da cidade bávara de Hammelburg, escolhido pelo Papa Bento XVI / Foto: Reuters

8 – Irlanda

Estereótipos não são à toa. A população da Irlanda, lar da famosa cerveja Guinness, tem fama de beberrona. E é mesmo. O país está sempre no top 5 dos países que mais bebem no planeta. Mais: Boston, cidade fortemente marcada pela colonização irlandesa, é a que mais bebe nos EUA. Coincidência?

9 – Ucrânia

Da família soviética liderada pela Rússia, a Ucrânia é uma das que mais se destacam no consumo de vodca: 3º lugar no ranking mundial.

Fonte: Guyism

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados