Paris Cookbook Fair - Jair Jorge Leandro - queijos brasileiros em paris

Queijos brasileiros em Paris

Em 2011, o meu livro “QUEIJOS – do Campo à Mesa”  foi premiado na International Cookbook Fair, uma feira mundial de livros de gastronomia. Motivados por isso e curiosos a respeito dos nossos queijos, os organizadores decidiram convidar-me para uma palestra em Paris, durante a realização da Feira, no recinto do centro cultural “Le Centquatre (104)”, com o objetivo de apresentar queijos brasileiros legítimos.

Honrado pelo convite mas, preocupado com a tarefa falar sobre queijos do Brasil na terra dos queijos, me ocupei em selecionar os queijos que levaria para a França.

 

 

+ leia mais
Jair Jorge sua vida trajetória e seus livros

 

Tomei rapidamente a decisão de me concentrar em exemplares produzidos em Minas Gerais, porque além da enorme tradição queijeira, os queijos mineiros são verdadeiras referências no Brasil. Ao final, escolhi as seguintes iguarias artesanais: Queijo do Serro, Minas da Canastra e o Queijo Araxá.

 

Completei a seleção com produtos elaborados com leite pasteurizado, mas com características essenciais que os destacam dos demais.

 

Paris Cookbook Fair - Jair Jorge Leandro - queijos brasileiros em paris

 

Escolhi, então, o Cobocó, do Sul de Minas, que é um dos poucos remanescentes do Prato desenvolvido pelos pioneiros dinamarqueses; o Reino, da região da Serra da Mantiqueira, um queijo com uma história que remonta ao ano de 1880 e o Minas Padrão, que é a perfeita expressão do queijo desenvolvido pelo pioneiro Kjaer, também dinamarquês, que pretendia manter as características dos queijos Minas por mais tempo e com menos variações de sabor e textura.

 

Paris Cookbook Fair - Jair Jorge Leandro - queijos brasileiros em paris

 

Para mostrar algo diferente, decidi levar um queijo novo no mercado: o Colonial Scala, desenvolvido inteiramente na usina de laticínios de Sacramento e cujo período de maturação desenvolve uma textura, um aroma e um sabor distintos e que eu tinha certeza que iria agradar muito aos participantes do evento.

 

Paris Cookbook Fair - Jair Jorge Leandro - queijos brasileiros em paris

Paris Cookbook Fair

 

Assim, em um lindo domingo de sol no final do inverno de Paris, essa seleção de queijos brasileiros desfilou para interessados e profissionais. Todos apreciaram o caráter franco dos nossos queijos, com sabor e aroma bastante lácticos, bem diferentes dos tradicionais queijos franceses, caracterizados por fermentações intensas causadas por fungos e bactérias.

 

Paris Cookbook Fair - Jair Jorge Leandro - queijos brasileiros em paris

Jair Jorge em sua palestra no Le Centquatre (104)

 

Ao final da apresentação, solicitamos que os presentes declarassem as suas preferências e os mais citados foram o Colonial Scala, o Minas Padrão e o Reino. Depois da apresentação, o nosso stand na Feira foi muito visitado e pudemos responder a muitas perguntas sobre os queijos brasileiros, que foram verdadeiras estrelas na terra dos queijos.

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados