jair jorge leandro - new-york-cheeses-Harbison-00

Queijos na América?

Hoje há uma grande produção de queijos americanos

de qualidade e reconhecimento mundial.

 

 

Mesmo com o dólar mais caro, o mês de julho é sinal de brasileiros em alta nos EUA. Comprando um pouco menos, passeando, comendo e comprando mais um pouco.

 
A imagem generalizada da gastronomia americana não é muito favorável por aqui. Pensamos logo em fast food, em redes de restaurantes junk food, refrigerantes gigantes e outras alternativas de alta caloria. Claro que quando falamos dos Estados Unidos, estamos falando de um planeta à parte, onde pode-se encontrar de tudo. Dos carrinho de Hot-Dog nas esquinas de Chicago aos sofisticados restaurantes estrelados de Nova York, há um mundo de opções, para todos os gostos.

 

 

Falando especificamente de queijos, quando comecei a trabalhar com essa iguaria, nos anos oitenta, os Estados Unidos não pareciam muito interessados em melhorar a qualidade dos seus produtos. A proporção dos queijos processados em relação ao total produzido no país era assustadora, e, mais tenebrosa ainda era a tendência em desenvolver queijos análogos, ou seja, queijos com adição de gorduras vegetais, aquelas mesmas que hoje sabemos serem tremendamente nocivas ao ser humano. Assim, tínhamos queijos com textura de queijo, mas sabor e aroma de margarina. Valia tudo para baratear o custo.

 

jair jorge leandro - queijos nos estados unidos

 

Os únicos queijos americanos que poderiam valer a pena e que eram facilmente encontrados no mercado eram os do tipo Cheddar, dos mais novos aos mais maturados, que ajudavam a somar na imensa produção local, que já era a maior do mundo.

 

Porém, bons ventos começaram a soprar por aqueles lados e grandes “maïtres fromagers” ajudariam a mudar radicalmente aquela situação. Entre eles, Max McCalman e Steve Jenkins, que começaram a percorrer toda a Europa queijeira em busca dos principais queijos do mundo para vender em lojas de Nova York, como a Dean & DeLuca e Murray’s.

 

steve-jenkins-Max McCalman

Steve Jenkins e Max McCalman (esq p dir.)

 

Para resumir a grande transformação pela qual passou o mercado americano, hoje há uma grande produção de queijos de qualidade, sejam artesanais ou não. Alguns estados, como Wisconsin, Califórnia e Vermont, já são considerados “terroir” de queijos.

 

Então, graças a esses operários do queijo, podemos agora recomendar alguns ótimos lugares para visitar e se deliciar em terras americanas:

 

 

Nova York

 

Dean & DeLuca
560 Broadway, Soho

Essa é matriz da rede de lojas de gastronomia Dean & DeLuca.  A visita vale não só pelos queijos, mas também pela “pâtisserie” e “bombonière”. Um verdadeiro centro gastronômico.

Dean & DeLuca - jair jorge leandro

Dean & DeLuca

 

 

Eataly NYC
200 Fifth Avenue | New York, NY 10010

Primeira loja desse consagrado conceito gastronômico italiano. A variedade de queijos, especialmente italianos e surpreendente.

 

Eataly NYC - Jair Jorge Leandro

Eataly NYC

 

 

Saxelby Cheesemongers
120 Essex street, Essex

Encravada no charmoso mercado de rua de Essex, essa casa de queijos já foi eleita como a melhor de Nova York. Não é tão exuberante como a Dean & DeLuca, porém ostenta queijos raros e extraordinários e é o melhor endereço para queijos artesanais americanos.

 

Saxelby Cheesemongers

Saxelby Cheesemongers

 
Picholine
35 West 64th Street

Tradicional restaurante, com um serviço de queijos maturados à perfeição, sempre sob a supervisão de um Maïtre Fromager. É quase um “must” para quem ama queijos.

 

Picholine

Picholine

 
Murray’s
254 Bleecker St.
Greenwich Village

Há outros endereços pela cidade. É a única loja que oferece um mestre queijeiro para cada tipo de cliente, do neófito ao verdadeiro “connoisseur”. Só para conversar com eles já vale a pena a visita.

 

Smiths-Murrays-Cheese

Murrays

 

 

The Cheese Course
1679 Market St. Weston,
Florida

Essa é para aqueles que vão ficar apenas na Flórida, mas não abrem mão de um bom queijo, maturado à perfeição. Lá tem centenas. Pode-se degustá-los ali mesmo e o melhor é que a loja fica no caminho do famoso outlet Sawgrass Mill, a oeste de Fort Lauderdale.

 

TheCheeseCourse_ComrasCompany

The Cheese Course

 

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados