Queijo Feta na pizza - superchefs 2

O famoso queijo Feta grego

Originário do Mediterrâneo oriental, onde surgiu há cerca de 2800 anos, o queijo Feta tornou-se muito conhecido e consumido pelos povos da região devido à sua versatilidade e longa durabilidade, por ser um queijo mantido em salmoura. A Grécia foi um dos primeiros países a difundir a produção do Feta por todo o seu território e o povo grego assimilou esse queijo em seus costumes e tradições. Hoje, o Feta é o principal ingrediente da famosa Kuriatiki(Salada Grega).

 

A Grécia, então, seguindo a tendência de outros países europeus, decidiu registrar o Feta como um produto autenticamente grego e em 2002 conseguiu uma DOP (Denominação de Origem Protegida) dentro da União Europeia, sendo o único país a poder comercializar o queijo com esse nome dentro das fronteiras da comunidade europeia. O queijo Feta grego é elaborado com leite de ovelhas, sendo permitida a utilização de até 30% de leite de cabra.

 

Devido ao seu sabor fresco, porém marcante e sua enorme vocação culinária, a demanda por esse tipo de queijo cresceu muito no mundo e como a produção de leite de ovelhas e cabras é muito limitada, mal permitindo que a Grécia atenda as suas necessidades domésticas, outros países passaram a produzir o Feta. Assim, a Dinamarca foi o primeiro país a desenvolver uma receita com a utilização de leite de vacas, o que aumentou consideravelmente o volume comercializado desse tipo de queijo e permitiu a exportação para os países do Oriente Médio e Arábia.

 

Queijo Feta e melancia - superchefs

 

 

Atendendo a crescente procura pelo Feta nos Estados Unidos, onde virou uma febre entre as pizzarias e restaurantes, várias empresas americanas passaram a produzir também utilizando leite de vacas e o volume atual já passa das50 mil toneladas. Pelos mesmos motivos, outros países, passaram também a produzir o queijo “tipo Feta” com leite de vacas, como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, tornando o Feta, junto com a Mozzarella e o Cheddar, um dos queijos mais consumidos no mundo.

 

Suas deliciosas aplicações na gastronomia incluem além das famosas saladas, pizzas, tortas, massas e sanduíches.

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados