pos-graduacao-Jornalismo Gastronomico-00

Pós-graduação em jornalismo gastronômico

Curso irá abordar o tema da alimentação pelo enfoque da

complexidade, articulando saberes, conhecimentos

e práticas multidisciplinares

 

 

 

Os apaixonados por gastronomia ganharam uma novidade a partir do segundo semestre deste ano. A Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso) irá lançar o curso de especialização em Jornalismo Gastronômico, inédito no Estado do Rio de Janeiro. As aulas acontecem a partir de setembro, aos sábados quinzenais, sempre das 9h às 17h. A nova turma é fruto da experiência bem-sucedida com o curso de extensão em Jornalismo Gastronômico, realizado desde 2014 na faculdade, e coordenado pela mestre em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ), Juliana Dias.

 

Com o objetivo de estimular um pensamento crítico sobre o impacto cultural dos alimentos na contemporaneidade, a especialização visa estimular a necessidade de pensar sobre comunicar e comer. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de empreender projetos de comunicação criativos e socialmente engajados, contribuir para a produção e circulação de conhecimentos sobre o tema no Brasil, sistematizar, consolidar e fortalecer a atuação da comunicação e alimentação em suas múltiplas dimensões e colaborar para profissionalizar esse crescente mercado no segmento da saúde, da segurança alimentar e nutricional, da agroecologia e da gastronomia.

 

Para Juliana Dias, coordenadora do curso, há uma necessidade emergente de outras formas de comunicar sobre o alimento.

 

Podemos observar essa inquietação tanto na academia, nos movimentos sociais com suas cartas políticas, na formulação de políticas públicas e outros instrumentos públicos. Há uma emergência em buscar uma práxis para abordar o tema da comida no cotidiano.ressalta Juliana Dias

 

O curso será voltado para profissionais de diferentes áreas de conhecimento, tais como saúde, história, tecnologia, publicidade e marketing, jornalismo, gastronomia, artes e literatura.
O programa será dividido em 7 áreas de estudos (Comunicação e sociedade; tecnologias de comunicação, divulgação e publicação; nutrição, consumo e discursos alimentares; sistemas alimentares, política e epistemologia; cultura e alimentação; artes, imagens e gastronomia; mercado gastronômico) e contará com o seminário “Movimentos sociais em defesa da comida: uma abordagem comunicacional”. Além disso, haverá disciplina de metodologia de pesquisa e atividades complementares com a presença de chefs de cozinha, profissionais do setor de gastronomia e comunicadores para tratar sobre a relação com os meios de comunicação.

 

Juliana Dias. Foto:  Mariana Moraes

Juliana Dias. Foto: Mariana Moraes

 

 

Entre os nomes de peso que farão parte do corpo docente estão a comunicadora Nádia Rebouças, o sociólogo Alexandre Brasil, os historiadores Antônio Edmilson Martins, Enrique Renteria e Ana Roldão, o antropólogo Raul Lody, a sommelier Deise Novakoski e a cozinheira e mestre em memória social, Juliana Venturelli.

 

As aulas acontecem na Rua Muniz Barreto, 51, em Botafogo, e os interessados podem se inscrever pelo site http://pos.facha.edu.br/cursos/marketing-e-comunicacao/70-jornalismo-gastronomico. Mais informações pelo telefone (21) 2102-3175.

 

Curso de Especialização em Jornalismo Gastronômico
Data início do curso: Setembro/2016 (sábados quinzenais)
Horário: 8h às 17h
Carga horária total: 360 horas
Duração: 18 meses
Quantidade de vagas: 20
Endereço: (FACHA) Rua Muniz Barreto, 51, Botafogo – Rio de Janeiro.
Investimento: 24 parcelas de R$590 (Descontos para ex-alunos ou conveniados)

 

Inscrições e informações:
http://pos.facha.edu.br/cursos/marketing-e-comunicacao/70-jornalismo-gastronomico

ou pelo telefone (21) 2102-3175

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados