Pizza Camaroes do silvio - aulinho-pecora-01

Pizza de Camarão á la Jack Daniel’s

Hoje vamos aprender uma famosa receita do Mestre Silvio Lancellotti. Eu Paulinho Pecora aprendi esta receita do Camarão A lá Jack Daniels do meu Mestre Silvio quando estive com ele em Curitiba, em um evento no Salumeria Ristorante do meu amigo e aluno Chef Marcus Vinicius Biazetto. Depois quando fizemos Pizzas no casamento de sua filha caçula, a Giulia, o mestre colocou esses deliciosos camarões em cima de uma pizza com alho poró e requeijão e ficou divino. Há anos queria colocar essa receita aqui para homenagear meu mestre e passar a vocês e estarei eternizando esta receita no Cardápio da Pizzaria Elleven do Craque Renato Abreu na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

 

Chefs, Paulinho Pecora e Silvio Lancellotti

Chefs, Paulinho Pecora e Silvio Lancellotti

 

Bom para se fazer uma boa pizza, precisamos de uma boa massa, um molho bem feito e é claro uma cobertura fantástica e abaixo o link da minha massa de pizza e do molho, aonde também aprenderá todos os macetes:

MASSA & MOLHO

paulinho-pecora-massa e molho pizza-superchefs

 

Pizza de Camarões á la Jack Daniel’s

do Mestre Silvio Lancellotti

 

 

Ingredientes ( 1,2 Kg de recheio )

1000 g de Camarões Pequenos 33X1 Limpos Congelados IQF (Frescos 750g )
500 g de Camarões Médios 22X1 Limpos Congelados IQF (Frescos 350g)
50 g de Manteiga.
15 g de Azeite
70 g Whisky Jack Daniel’s
25 g sal
10 g de Temperos secos misturados ( Pimenta do reino, Páprica e Orégano)
25 g Salsinha e cebolinha frescas picadas

 
Modo de Preparo

  1. Deixe os camarões descongelarem açorando com a ajuda de uma peneira, depois de escorridos totalmente, lave-os sob água corrente.
  2. Na frigideira derreta a manteiga com o azeite e salteie em fogo alto os camarões por exatos 2 minutos. Acrescente os temperos secos e o sal e salteie por 1 minuto. Flambe com o Jack Daniel’s até evapora todo o Álcool.
  3. Encorpore o pesto de ervas e desligue o fogo. Finalize com a salsa e cebolinhas picadas e deixe esfriar na Frigideira Tampada.
  4. Conserve em Containers plástico na geladeira entre 2 a 4°C+, 15 dias de durabilidade em etiqueta. Congelado em – 12°C validade de 3 meses.

 

 

paulinho-pecora-pizza-superchefs

 

 

Ingredientes para a Pizza ( 1 Pizza de 35 cm)

  • Bola de Massa de 350 g
  • 100 g Molho de Tomates Tradicional
  • 100 g Requeijão Cremoso Bisnaga
  • 250 g Recheio de Camarões do Silvio Lancellotti
  • 5 g Azeite
  • 30 g Azeitonas Verdes descaroçadas
  • 5 g Orégano seco
  • 50 g de Muçarela
  • 50 g Alho Poró

 

 

Modo de Preparo
1. Abra a bola de massa em um circulo de 35 cm de diâmetro, 2mm de espessura e com as bordas mais altas.

2. Posicione o disco aberto no centro da Tábua, se fizer em forma redonda, posicione na forma. Levando em conta que as bordas devem bater (igualar) com a circunferência. Tire o excesso de Farinha com uma escova e aplique o molho com a ajuda de uma concha ou colher grande, apenas no diâmetro interno sem molhar as bordas.

3. Faça uma base de muçarela e aplique o recheio de Camarão sobre a base, do centro para as bordas homogeneamente. Primeiro em um meio do círculo e depois no outro meio. Distribua o alho poró e aplique o requeijão por toda a superfície de recheio. Polvilhe o orégano
por toda a superfície da pizza e finalize com um fio de Azeite. Tempo de preparo depois do disco na tábua é de apenas 3 minutos, não mais que isso! na forma pode ser de uns 5 minutos.

 

4. Forno de Casa á gás ou elétrico – Prepare o forno, pré-aquecido há 220°C graus no mínimo e 240°C no máximo. Certifique-se que a chama ou resistência estejam ligadas só embaixo e que o lastro (piso) esteja bem quente , introduza a pizza no forno e quando a massa subir e estiver dourando as laterais ligue a resistência superior para gratinar ou caso seja à gás e tiver GRILL, é essa a hora de ligar. Retire do forno bem assada e crocante.
Observe se a cocção está completa e uniforme e aplique as azeitonas ao servir.
Corte em 8 pedaços. Tempo de Cozimento 25 min no total.

 

5a. Forno à lenha – 4. Prepare o forno, a Lenha deve ser acesa 3 horas antes do forneamento e deve preencher todo o espaço do lastro do forno. Após 2 horas mover a lenha para o lado esquerdo toda ela com as brasas e limpar o resto do lastro, batendo a pá metálica ou com um pano molhado. Só forneie as pizzas com o forno pré-aquecido há 280°C graus no mínimo e 330°C no máximo. Certifique-se que a chama em labaredas chegue a até o ápice do forno e que o lastro (piso) esteja bem quente e o ápice da abóboda do forno esteja esbranquiçada e bem quente.

 

5b. Forno à lenha – Coloque a Pizza preparada na pá de madeira até o fundo do forno, no lado contrário ao queimador, depois de 1 minuto comece a girá-la, com a ajuda da pá metálica de giro (menor) de 1/4 a 1/4 a cada 30 segundos (2 minutos) e no último minuto, gire-a constantemente e para finalizar levante-a até o ápice do forno por 15 seg. para gratina-la. Observe se a cocção está completa e uniforme e aplique as azeitonas ao servir. Corte em 8 pedaços.
Tempo de cocção, no máximo de 4 min.
Tempo total de abrir + preparo + cocção = 12 minutos

 

 

Buono Appetito

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados