monica-rangel-fernando-de-noronha-000-superchefs

Paraísos que renovam as receitas

Depois de muito trabalho no carnaval, resolvi me

dar um lindo presente e fui de férias para

Fernando de Noronha onde tenho amigos queridos.

 

 

 

A região é um paraíso ecológico, assim como o local que vivo, Visconde de Mauá. No entanto, existe algumas diferenças entre as regiões, Noronha é uma ilha paradisíaca no meio do oceano atlântico, que só se chega de avião ou navio, a água potável da ilha é dessalinizada e a luz a diesel. Já Visconde de Mauá fica a 1200m de altitude e tem acesso por uma Estrada que liga Rio de Janeiro a São Paulo, a via Dutra tem águas cristalinas de nascentes.

 

monica-rangel-maua-01-superchefs

Visconde de Mauá

 

A melhor época para quem gosta de curtir um banho de mar sem onda é entre setembro e outubro, mas mesmo com onda (e até com os tubarões) vale a pena. Entre dezembro e março é época de campeonato de surf por lá, a praia Cacimba do Padre tem ondas perfeitas para os profissionais e a Conceição para os amadores. Uma praia é mais bonita que a outra, mas a do Sancho e a Bahia dos Porcos são as minhas favoritas, não tem igual.

 

monica-rangel-fernando-de-noronha-01-superchefs

 

Uma dica incrível para fazer o reconhecimento total da ilha com um guia local exclusivo para você é contratar o passeio “Ilha Vip”, no Receptivo Atalaia. Conheci todas as praias e fiquei o tempo que desejava em cada uma, sem aquela agonia que a gente fica quando faz passeios coletivos. Outra dica, para um outro dia, é alugar um Bugre para fazer passeio pelas praias. Mas também há pessoas que gostam de se aventurar e fazer as trilhas sozinhos, mas, para mim, o ideal é fazer depois de já ter feito um passeio com guia para já conhecer a história das praias e não perder tempo as procurando.

 

Falando em gastronomia tenho que falar nos meus amigos queridos. É bem complicado para chegar os ingredientes lá, pois a maioria vem de navio, encarecendo bastante tudo. Para complicar duas semanas antes da minha chegada, afundou uma navio com mercadorias, imagina né?

 

Auricelio é o chef do Varanda (que entrou para Boa Lembrança agora) e do Cacimba. Considero os melhores da ilha, com uma gastronomia baseada no mar, claro.

 

 

O lendário Zé Maria comanda um festival de farturas em algumas noites da semana. Ele apresenta sempre os peixes pescados por ele em várias versões, mas os sashimis são imperdíveis por seu frescor. Já cozinhei lá há alguns anos atrás. Imperdível também é comer um peixe na folha de bananeira na barraca da Gorete, na praia da Cacimba do Padre. Ele vem acompanhado de um feijão com coentro delicioso.

 

monica-rangel-fernando-de-noronha-05-superchefs

Peixe na folha da barraca da Gorete

 

Foram 5 dias de sol, praia e pouca sinal de celular ou conexão à internet, mas com muita alegria e diversão. Teve até meu momento sereia hehehehe, quando tirei a clássica foto com rabo de sereia no museu do tubarão.

 

monica-rangel-fernando-de-noronha-06-superchefs

Chef Monica Rangel

 

 

Viajar enriquece a alma e Fernando de Noronha fez com que eu

voltasse revigorada e pronta para pilotar meu lindo fogão.

 

 

Receitas da chef Monica

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados