Pao frances x Pao italiano - superchefs - 00

Pão Francês vs Pão Italiano

Qual a diferença entre o pão francês e o pão italiano,

os dois países se especializaram na sua produção.

 

 

Quando nos sentamos para comer em um restaurante, logo chega a mesa um cesto de pão para começar o nosso jantar. O pão é essencial para quase todas as refeições na Itália e na França. Se em qualquer um destes países tivessem problema no abastecimento de pão, você poderia esperar motins pelas ruas. No entanto, os dois países produzem pães completamente diferentes.

 

baguette francesa - superchefs

 

Baguetes, focaccia, brioche – todos esses pães diferem muito em tamanho, forma, e como eles são servidos. Independentemente das diferenças, nós desfrutamos destes pães todos os dias. Se você quiser saber um pouco mais sobre como esses pães são criados em seus países de origem e que os diferencia, dê uma olhada no texto abaixo.

 

 

O básico

Quando pensamos em pão francês, “o baguete francês” normalmente vem à mente. É um naco longo crocante, fino que é normalmente referido como uma “baguete”, que se traduz diretamente em “uma vara”. O baguete pode ser o mais popular tipo de pão comido na França e em quase todas as províncias do país, mas certamente não é o único tipo feito.

 

baguette francesa

 

Outros tipos de pão francês branco comum incluem o Couronne, que é o pão em forma de anel, ou (pain de campagne – pão de campanha) que incorpora frequentemente trigo ou farinha de centeio nos seus ingredientes. Em termos de fabricação de pão italiano, os Paesanos são conhecidos em deixar que a levedura faça a massa crescer ao máximo ao longo de algumas horas, resultando num pedaço com crosta muito fina. O interior do pão italiano é extremamente úmido assim bem melhor para absorver o azeite e tomates que costumam utilizar.

 

 

Tipos de pão italiano incluem ciabatta – feito de farinha de trigo e fermento; Piadina, feito de farinha, água sal, banha e fios de azeite; Panettone, um pão que é típico de Milão. Ambos os países fazem deliciosos pães, mas as semelhanças entre pão italiano e francês acabam no momento em que você compara os dois lado a lado.

 

Ciabatta, superchefs

Ciabatta

 

 

Forma e Tamanho

A primeira maneira de distinguir italiano de pão francês é simplesmente olhando para os dois, pães franceses e italianos vêm em todas as formas e tamanhos. No entanto, enquanto o pão francês é longo com bordas arredondadas, pão italiano vem em uma forma redonda geralmente. Pão francês é geralmente assado em uma forma longa, fina o que o tornou símbolo dos pães do país. A baguete para ser assada, tem que ter 65 cm de comprimento, 5 a 6 cm de largura e 4 a 5 cm de espessura,  e é assim em quase todas as regiões.

 

baguete ficha técnica

 

Por outro lado, pão italiano é conhecido por ser assado em uma forma plana e redonda. Pães italianos são também mais curtos e tipicamente mais grosso do que os seus homólogos franceses. Embora seja possível encontrar o tipo baguete em uma padaria italiana, a maioria dos pães italiano são redondos e maiores.

 

Baguete italiana, temperada com azeite ervas e alho

Baguete italiana, temperada com azeite ervas e alho

 

Há infinitas variações no tamanho e forma para o pão de cada país, mas estes são as principais características que distinguem os dois.

 

 

Como Servir

Porque o pão vem com cada refeição francesa e italiana, você pode pensar que eles são servidos pelas mesmas razões. No entanto, na França, pães normalmente são o item principal. Brioche francês, um pão doce, é comido na parte da manhã com o lanche reforçado. Os franceses também empregar o baguete como um pão multiuso, utilizado para sanduíches e como base para canapés.

 

Pães italianos, por outro lado, são normalmente servido como um acompanhamento para pasta ou outros pratos principais. Os italianos usam o pão para absorver os sabores do azeite ou os molhos espessos em uma refeição.

 

Pão italiano em palito com molho alfredo,

 

 

Ingredientes

Embora existam grandes diferenças, clássicos pães franceses e italianos são, em sua maior parte, feito com os mesmos ingredientes em uma forma bem parecida. No entanto, uma grande diferença nos ingredientes, é que a produção de pão na França é mais bem controlado do que na Itália. Por lei na França, o pão não pode ter óleo ou gordura adicionada nas baguetes francesas, por exemplo, deve ser feita a partir de água, farinha, fermento e sal, com quantidades pequenas de “melhorador de massa” permitidos.

 

Pão italiano, muitas vezes contém um pouco mais de leite, azeite, e às vezes de açúcar no seu conteúdo. Assim, os italianos trabalham com massa base de pão mais úmida do que os franceses.

 

 

Métodos de Cozimento

Como suas pizzas, pães italianos são frequentemente cozido em forno de pedra lisa. Pane di Genzano, por exemplo, é um pão perfumado de Lazio, uma região localizada no centro do país, que normalmente é assado em forno de lenha ou pedra. Este estilo particular dá o pão um sabor esfumaçado e aroma pungente.

 

Pane di Genzano

Pane di Genzano

 

Por outro lado, os franceses são conhecidos por usar fornos elétricos. Este método dá ao pão uma textura mais suave. Eles assam os seus pães geralmente às mesmas temperaturas como os italianos.

 

 

Doce ou Salgado

A França é famosa por seu brioche, um pão doce que é feito com manteiga sem sal, os ovos que são adicionados à massa de pão. Há todos os tipos de pães na França, mas geralmente, eles fazem pães mais doces que os italianos.

 

Itália é famosa por seus pães salgados. Um em particular é Focaccia assado no forno plano, é um produto semelhante em textura a massa de pizza. Normalmente focaccia é coberto com ervas e outros ingredientes salgados como o azeite ou sal. Outro requintado saboroso pão italiano é Pane Casareccio, um pão rústico recheado, muito popular.

 

 

 

Baguetes vs Pão Francês

Nem todos os pães franceses se enquadram na categoria do baguete. Dê uma olhada.

Baguetes são longos, finos, de pão branco feito de uma massa básica. Cortes são feitos no topo do pão fazendo com que se rasgue um pouco quando assar, uma das suas mais marcantes características. Como falamos antes, a massa de pão para baguetes é definida pela lei francesa e apenas pequenas variações são permitidos em termos de ingredientes. Dois tipos de baguetes são encontrados na França: tradicional e comercial. A baguete tradicional é feita de apenas de farinha de trigo, água, sal e fermento.

 

Variações de Baguetes

Variações de Baguetes

 

Baguetes comerciais são vendidos em supermercados e muitas vezes encontrados em restaurantes. Com muitos outros dos principais ingredientes utilizados na baguetes tradicionais, baguetes comerciais também contêm aditivos. A levedura tipicamente usado em baguetes comerciais é “levure” em vez do “levain.” Levedura levure permite que o pão crescer muito mais rápido para fins comerciais. Sem aditivos, baguetes com o tempo não ficam boas por não conter gordura.

 

 

 

Mais que Baguetes

No Brasil, o termo “pão francês” refere-se a um tamanho menor mas lembrando o formato de uma uma longa e fina vara. Outros tipos de pães franceses incluem Ficelle (uma pequena baguete fina), ou pão de champanhe que é tem a forma arredondada, e contem fermento. Cada região da França tem o seu próprio pão especial, algumas das que mais se destacam é a de noz que é característico do sul, e pão de leite na região norte.

 

 

 

por G. Stephen Jones – Reluctant Gourmet

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados