ano novo japones - toshi akuta - 00 - Ozouni

Oshougatsu (お正月) – O Ano Novo Japonês e sua alimentação

O Ano Novo é a celebração mais importante do calendário japonês. É nessa época também que a comida ganha um sentido cada vez mais profundo.

ano novo japones - toshi akuta - 02 - kagami-mochi-big

O Ano Novo é uma celebração no mundo todo. Mas no Japão essa época do ano é a mais esperada. No interior, essa época era sinônimo de mesa farta, comida que as avós preparavam. Tinha frango assado, salgadinhos, pernil, peixe…mas os pratos que ganhavam destaque eram o soba, mochi e ozouni.

ano novo japones - toshi akuta - 08 - mochi

Mochi

Na tradição japonesa, servimos o Toshikoshi Soba na véspera do Ano Novo. É um macarrão de trigo sarraceno, servido gelado e acompanhado de cebolinha, nori e tamagoyaki (omelete japonesa) finamente fatiada. Além disso temos o Mochi (bolinho de arroz glutinoso). É tradição sovar a massa do mochi no Ano Novo e depois distribuí-lo. Lembro que isso acontecia no kai-kan (um “clube” de descendentes japoneses) da cidade e minha bisavó ia bem cedo ajudar nessa cerimônia da sova.

ano novo japones - toshi akuta - 03 - Toshikoshi Soba

Toshikoshi Soba

Porém, o mais importante dos pratos era o ozouni. Um caldo claro com vários ingredientes (que variam de família pra família). Esse caldo era o primeiro prato que éramos obrigados a consumir no Ano Novo (com direito a bronca da bisavó se não o fizesse). Tem como significado atrair boa sorte durante o ano. Nele era cozido pedaços de peixe, legumes e mochi.

ano novo japones - toshi akuta - 04 - Ozouni

Ozouni

Uma dica bem legal pra quem nunca comeu esses pratos: a chef Telma Shiraishi vai servir no Aizomê o Osechi Ryouri, a refeição tradicional japonesa do Ano Novo. Nesse menu, cada prato tem um significado. Começa dia 06 de Janeiro!

ano novo japones - toshi akuta - 05 - Osechi Ryouri

Osechi Ryouri (Foto Ilustrativa)

 

Telma Shimizu Shiraishi  do Aizomê

Telma Shimizu Shiraishi do Aizomê

Desejo a todos um Ano Novo repleto de sorrisos e boa comida. Akemashite Omedetou Gozaimasu!

toshi-akuta_bottom_interno

[learn_more caption=”Sobre Toshi Akuta”] Toshi Akuta, chef do Teakettle, casa de chás, começou a carreira gastronomica trabalhando no D.O.M. cozinhou para Adidas, Puma, Volvo, consulado do Canadá, trabalhou no restaurante japonês Kinu, deu aulas de comida japonesa no CEG (Centro Especializado em Gastronomia).[/learn_more]

 

* Os artigos assinados pelos colunistas são de inteira responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do site. O SuperChefs, democraticamente, abre esse espaço para que os colunistas tenham total liberdade para exporem suas opiniões nos textos sem nenhum tipo de censura. Os textos são pessoais e cada colunista escolhe o assunto que achar interessante, sendo responsável por eles.

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados