vinho e saude - daniella romano - 00 - superchefs

Os benefícios do vinho para a saúde.

Adoro o inverno, dias claros e iluminados que terminam em noites estreladas, céu brilhante e muito frio! Então, abro uma garrafa de vinho, acendo a lareira e fico ali, me esquentando um pouco, pensando na vida… Beber vinho para mim é assim: um ritual, que pode acontecer nos dias de verão, nos bistrôs com mesinhas na calçada; dentro de casa curtindo o friozinho ou num restaurante, mas sempre, sempre, em boa companhia: dos amigos, da família, das pessoas queridas, que em torno de uma garrafa contam histórias, comemoram, riem e se emocionam!

 

vinho e saude - daniella romano - 01 - superchefs

 

Além disso, o vinho tem um outro apelo: você provavelmente já ouviu falar que tomar uma taça de vinho ao dia faz bem à saúde?

As mulheres devem consumir uma taça de vinho tinto e os homens podem consumir até duas, porque de modo geral, eles tem uma estrutura corporal mais resistente.

 

vinho e saude - daniella romano - 02 - superchefs

 

As pesquisas dizem que o vinho, se ingerido com moderação, pode ser um bom amigo para emagrecer. Além disso, a ação do vinho tinto no organismo é melhor do que a causada pelo vinho branco, isso porque o vinho tinto é feito com a casca e tem maior quantidade de revesterol, a substância benéfica antioxidante. No entanto, consumi-lo em excesso age como qualquer bebida alcoólica: pode engordar, e muito. Para o branco, a casca não é usada se não ele fica tingido e não branco.

 

Vinho branco e vinho tinto

 

Um estudo da universidade de Harvard mostrou que aquelas mulheres que bebem vinho sofrem menos de pedras do rim. Outra importante tarefa do vinho e que tem como componente o fibrinogênio que produz uma redução de coágulos de sangue.

O vinho também ajuda no desenvolvimento de células nervosas, isto é, ajuda no tratamento da doença de Alzheimer e Parkinson. Previne resfriados, câncer de mama, controla a hipertensão, melhora a digestão e o sono e aumenta até mesmo o QI.

 

vinho e saude - daniella romano - 05 - superchefs

 

Para começar a beber vinho, descubra quais são as uvas que você mais gosta. Deguste alguns vinhos até encontrar o seu preferido. Depois, comece a sentir os aromas de cada vino e com o tempo aprenderá a identificar as notas aromáticas. O mundo do vinho é enorme, mergulhe neste mundo prazeroso e cuide da sua saúde ao mesmo tempo.

 

vinho e saude - daniella romano - 06 - superchefs

 

Daniella Romano - SUPERCHEFS

Graduada Bacharel em Direito pela PUC-Pr, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
• Sommelière Internacional certificada pela FISAR, Federazione Italiana SommelierAlbergatoriRistoratoriDelegazione Del Piemonte, Torino e EuropeAcademy for Education.
• Sommelière certificada pela SBAV-SP, Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho.
• UC-Davis, University of California, Davis – EUA, Sensory Evaluation of Wine.
• UNICAMP, Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual De Campinas, Análise Sensorial de Bebidas.
• UniversitéduVin Suze-la-Rousse , France, ApprofondissementdesTechiniques de DégustationdesVins.
• B.I.V.B (Bureau InterprofessionneldesVins de Bourgogne) Beaune-France, Formation a La Dégustation.
• Excell Iberica, La Rioja, España, Los Defectos Organolépticos Del Vino.
• Desenvolveu e é Editora e Curadorado Selo 7 Sommeliers, o primeiro selo brasileiro criado para avaliar e classificar os vinhos vendidos no Brasil, um selo independente que tem o objetivo de divulgar os bons vinhos para o auxiliar a escolha do consumidor final.

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados