origem do cafe - ensei neto

A origem e o melhor café do mundo

O Mundo está cada vez mais urbano. As grandes metrópoles se multiplicam e até as pequeninas cidades do interior do Brasil vêm ganhando massa muscular, expandindo-se rapidamente. As ligações das pessoas com a vida do campo começam a se tornar tênues, até chegar à quase ignorância das origens dos alimentos.

 

 

origem do cafe - ensei neto

 

Os alimentos vêm do mar ou do campo e a grande parte é de natureza agropecuária como as folhas, frutas e cereais em geral, que chegam aos supermercados muitas vezes processados industrialmente. E com isso, na esmagadora das vezes, esses alimentos não tem a identificação de sua origem.

 

origem do cafe - ensei neto

 

Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a buscar a conexão do que consomem com sua respectiva origem, procurando saber onde e como foi produzida cada fruta, por exemplo. E no Café não tem sido diferente…

 

origem do cafe - ensei neto

 

Existem muitos cafeicultores que se orgulham por produzir excelentes cafés, muitos reconhecidos pelas torrefações artesanais esparramadas mundo afora e até no Brasil. Os melhores lotes são, em geral, pequenos, pois exigem um controle de qualidade rigoroso para que toda a riqueza de Aromas & Sabores possa ser percebida desde a primeira até a última xícara.

 

Fica claro, então, que para que um número muito maior de pessoas possa ter a mesma experiência, o lote deverá ser bem maior e, como resultado, sua qualidade geral acaba sendo inferior ao lote considerado excepcional.

 

origem do cafe - ensei neto

 

Porém, isso não deve ser encarado como um problema ou mesmo algo que parece intangível para o grande público consumidor. Lembre-se: O MELHOR CAFÉ DO MUNDO É O SEU PREFERIDO! Sim, pode ser até um prosaico café comercializado em embalagem tipo almofada encontrada em 10 de 10 prateleiras de supermercado, mas que para você desperta um sentimento de muito boas lembranças. É isso o que importa!

 

origem do cafe - ensei neto

 

Voltando ao tema ORIGEM… o Café é um produto cujos sabores e aromas são resultado de uma combinação de fatores, inclusive do local onde foi produzido. Existem esforços no mercado de apresentar ao consumidor um pouco das principais regiões onde os Cafés do Brasil são produzidos, sem que isso provoque sustos na hora de passar pelo caixa.

 

Por exemplo, uma grande indústria mantém sua linha Origens Brasileiras, onde é possível escolher um café produzido no Sul de Minas, na Mogiana ou no Cerrado Mineiro.

 

origem do cafe - ensei neto

 

Vale a pena a experiência, tentando reconhecer o que cada um tem de característico, assim como você já deve fazer com bons vinhos…

 

 

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados