O julgamento em concurso de cervejas

Acostumado a julgar cervejas há muitos anos, tendo participado de diversos certames no Brasil e em outros países. Muitas vezes ouvimos opiniões de pessoas que desconhecem as práticas e metodologias utilizadas.

 

 

marco falcone, Como é feito um julgamento em concurso de cervejas

Marco Falcone no I Concurso Cervejeiro do Jardim Canadá

 

Em primeiro lugar, a comunidade cervejeira mundial é bastante coesa neste aspecto, normalmente utilizam as mesmas práticas, tendo como referência as normas do BA (BrewersAssociation) e do BJCP (Beer Judge CertificationProgram), que descrevem cada estilo de cerveja. Cabe aos juízes degustá-las e avaliar se se enquadram nas descrições.

 

 

No último concurso, o South BeerCup realizado em Belo Horizonte, do qual não participei como juiz por estar concorrendo, a organização esteve sob a batuta do Mestre Cervejeiro Paulo Schiaveto, assessorado pela Fabiana Arreguy, jornalista do renomado programa Pão e Cerveja, da rádio CBN de Belo Horizonte e Sommelier de Cerveja pela Doemens Akademie de Munique e SENAC SP. Foi convocado um time de voluntários, em sua maioria alunos da Academia Sommelier de Cerveja, que já está formando sua 5ª. Turma.

 

 

marco falcone, Como é feito um julgamento em concurso de cervejas

 

Mais de 500 amostras concorrentes, recebidas em prazo especificado, as cervejas são todas codificadas. Os juízes recebem uma ficha de avaliação onde são avaliados cinco quesitos: aroma, aparência, sabor, sensação de boca e impressão geral, com pesos variados para cada quesito. No BJCP a pontuação total é de 50 pontos, já o BA totaliza 100 pontos.

 

Os juízes não têm acesso às marcas que estão sendo julgadas. As degustações são feitas às cegas e quando recebem as cervejas são informados do código, que é inscrito na ficha de avaliação. Normalmente as mesas são compostas por cinco jurados, com um presidente, que preenche um mapa, contendo a pontuação de cada amostra degustada. As fichas são todas entregues à organização e aí são computadas. Muitas vezes os concursos utilizam etapas, que vão afunilando até serem definidos os vencedores. Cada mesa pode julgar várias categorias.

 

 

concurso de cervejas - marco falcone - 05 - superchefs

 

Nem sempre ocorrem premiações nas três medalhas, ouro, prata e bronze. Só são premiadas as cervejas que atingiram o número de pontos necessários. Em caso de dúvidas e desempates, são convocados os juízes mais experientes para a definição.

 

marco falcone_bottom_interno

 

 

Sobre Marco Falcone

Marco Falcone é diplomado Sommelier de Cerveja pela Doemens Akademie de Munique e SENAC/SP, membro da Associação de Sommelier de Cerveja da Alemanha, membro e fundador da Academia Sommelier de Cerveja/BH. Cervejeiro e Sócio da Falke Bier.

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados