O café e a Gastrite

Afinal, por que é que os médicos dizem que o café dá gastrite?
Parece lenda urbana, não?

 

Nessa lenda, eles dizem que beber mais de 3 ou 4 xícaras de café provoca gastrite nas pessoas mais sensíveis, de acordo com resultados de algumas pesquisas.

 

cafe - ensei neto - gastrite - 02b - superchefs

 

OK, aí entra uma boa discussão sobre qualidade…
Ao ler esses estudos, pode-se observar que não fazem qualquer menção à qualidade do café que foi utilizada. E, definitivamente isso já é sinal de problemas.

 

Qualidade do Café

 

Mesmo no Brasil, alguns estudos foram feitos com cafés com embalagem tipo almofada, típico daqueles de preço mais competitivo no mercado e, portanto, que seria classificado como um Tradicional pelo sistema de avaliação de café torrado da ABIC. Esses cafés em geral podem ter sementes de frutos que sofreram fermentação indesejável e até apodreceram.

 

São estes últimos que dão uma bebida com gosto medicinal, lembrando um remédio muito amargo. Este sabor é devido à presença de Compostos Fenólicos, que conferem ao café o sabor conhecido pelo mercado de Bebida Riada/Rio.

 

cafe - ensei neto - gastrite - 01 - superchefs

 

Para você ter uma idéia do estrago que esse tipo de bebida pode fazer no estômago, basta lembrar que o Cresosol, conhecidíssimo como Creolina, foi o primeiro desinfetante hospitalar, usado em Londres em 1870. Ou seja, se consegue efetivamente limpar um ambiente de alta contaminação de um centro cirúrgico, imagine o que pode fazer em seu estômago…

 

cafe - ensei neto - gastrite - 05 - superchefs

 

Por outro lado, cafés de boa qualidade, de bebida bacana como os Superiores ou Especiais, não tem esse tipo de problema e, portanto, não há porque temer que uma gastrite possa ser criada com essa dose diária de café…

 

cafe - ensei neto - gastrite - 06 - superchefs

 

Portanto, da próxima vez que um médico lhe disser para evitar o consumo de café para não ter problemas com gastrite, pergunte a ele se já experimentou um café especial….

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados