naturais-descascados-ensei-neto-superchefs-000

Naturais e Descascados

Se você frequenta uma dessas cafeterias mais descoladas, já deve ter passado pela seguinte situação: ao pedir um café, o barista informa que “a casa tem disponível um lote de Natural e um lote de Cereja Descascada”. E aí vem a questão: “E agora? O que peço?” É uma pergunta que simplesmente demonstra que a casa possui cafés produzidos por métodos de secagem diferentes.

 

 

A fruta do cafeeiro deve ser colhida madura para que suas sementes tenham a capacidade de proporcionar uma bebida excelente.  Por acaso você gosta de comer uma fruta verde, uma maçã ou banana ainda não maduras? São sempre experiências desagradáveis e o mesmo acontece com o café.

 

No caso da nossa bebida preferida, só se usa a semente. E semente boa é de fruta madura! Uma vez colhida, a fruta do cafeeiro segue para a secagem. A semente representa a maior parte e pensando nisso os pesquisadores encontraram alternativas para sua secagem.

 

O processo chamado de Natural é aquele em que a semente sofre secagem com a casca externa, como acontece com uvas passas e a pimenta do reino. Já se chama de Cereja Descascada, ou simplesmente “CD” no Brasil, quando a casca externa é retirada e a semente envolta por uma película chamada de Pergaminho segue para sua secagem.

 

 

Os sabores são diferentes?

Sim, mas nem sempre como muitas vezes as pessoas costumam descrever de maneira rasa… O café secado por via Natural acaba reunindo maiores possibilidades de formação de sabores e aromas, principalmente os florais e os que lembram frutas como damasco. É que depois de colhido, a casca externa funciona como uma “fábrica de aromas e sabores” através de processos fermentativos naturais. Obviamente, se o produtor for atento e cuidadoso, lotes com essa riqueza de sabores poderá criar grandes experiências para o Coffee Lover.

 

Já o Cereja Descascado nem sempre possui todos os aromas e sabores possíveis em um Natural, mas tem como característica apresentar sabores adocicados mais leves devido à maior presença da Frutose, que é um açúcar de caráter refrescante na finalização.

 

É claro que tudo isso será melhor percebido se a torra tiver sido bem conduzida.
Experimente. E depois em conte.

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados