jair jorge leandro - queijo mussarela

Mussarela ou Muçarela qual o certo?

Queijos do Campo à Mesa

Em janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado do acordo que envolveu os oito países de língua portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste) . Tal reforma visa a simplificação da grafia e a unificação das regras do idioma e embora tenha atingido tão somente 2% das palavras escritas, conseguiu desagradar a grande maioria das populações dos países envolvidos, principalmente o dono do idioma, Portugal.

 

Algumas palavras assumiram formas quase estranhas, como Autosserviço em lugar de Auto-Serviço, mas uma das palavras que o linguistas se preocuparam em mexer chamou a atenção pela total falta de necessidade. Decidiram que a palavra que designa o tipo de queijo mais vendido no Brasil fosse aportuguesada para MUÇARELA, assim, com “ç”.

 

jair jorge leandro - queijo_mussarela

 

 

Sim, parece um tremendo erro, mas eles decidiram que segundo as regras essa seria a forma correta. Então, mussarela ou muçarela qual o certo?

Vejam que parece que eles tinham muito tempo ocioso para querer mexer em uma palavra que existe no Brasil há mais de 60 anos, sem incomodar ninguém. Totalmente desnecessário esse aportuguesamento. O pior é que praticamente ninguém usa a nova forma proposta. Nenhuma empresa de queijos utiliza essa forma, nem vai utilizar.

 

Os tempos mudaram e muitas outras coisas evoluíram também e uma delas é a forma de consultar dicionários e o mais acessado dos dicionários de português é o PRIBERAM e consultando essa importante ferramenta encontramos:

  • mus·sa·re·la |é|
    (italiano mozzarella)
    substantivo feminino
    [Brasil] [Culinária] O mesmo que mozarela.

 

 

Portanto, não fique em dúvida e nem deixe os seus clientes em dúvida: você pode usar Mussarela mesmo, Mozarela ou Mozzarella.

 
Link para o dicionário: http://www.priberam.pt/dlpo/Mussarela

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados