motainai - chef carlos watanabe - 03

Motainai, desperdício ou conceito?

Nada mais japonês do que a palavra MOTAINAI,

comumente traduzido como desperdício em português.

 

 

 

Quando pensamos em desperdício, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o mal uso do dinheiro. Por exemplo comprar algo que não é necessário no momento. Outra coisa que vem na cabeça é quando jogamos comida boa no lixo. Enfim, tanto no Brasil como no Japão o desperdício pode ser várias coisas.

 

motainai comida - chef carlos watanabe

 

Então, o que nos difere dos japoneses?
Procure reparar nos seus atos mais comuns do dia-a-dia. Seja franco consigo mesmo e verás o quanto você desperdiça seu tempo, sua energia, seu lanche, água, luz, papéis, combustível, etc. Observe seus hábitos e verá que tudo pode ser otimizado para que você possa aproveitar melhor seu tempo, recursos, lazer, etc… No Japão o conceito de motainai é levado a sério desde a infância.

 

Eu reparo nas crianças brasileiras e elas ganham tudo que querem dos pais da classe média e alta. Mas logo em seguida elas enjoam do brinquedo ou da roupa ou aquela pulseira ou brinco. E logo, estão querendo outro brinquedo, outra pulseira, outro brinco, outra chuteira do Neymar, outro spinner, etc.

 

motainai tempo - chef carlos watanabe

 

As crianças japonesas são iguais?
Sim, são exatamente iguais aos brasileiros. Mas, tem uma pequena diferença, elas entendem o significado da palavra Motainai. E por isso, quando o pai diz não, porque a criança não precisa daquele brinquedo porque ele tem um semelhante, por tanto, motainai, elas não fazem birra nem escândalos para conseguir o que querem.

 

motainai - chef carlos watanabe - 03

 

Desde cedo, as crianças aprendem a ter responsabilidade de manter a escola limpa, ajudam na faxina desde o pré primário. Fazem faxina até dos banheiros da escola com a supervisão dos professores.  Assim, quando chegam em casa, elas ajudam os pais a manter a casa limpa.

 

Quando estas crianças, crescerem, se tornarão adultos responsáveis e cidadãos melhores. Assim é o sistema de educação japonês. Trata-se de uma educação participativa, onde a criança aprende seus deveres e responsabilidades para respeitar os direitos das pessoas e consequentemente ter seus direitos respeitados também.

 

Tudo isso vem do Motainai ( desperdício).
Que tal se adotarmos o conceito de Motainai nas nossas vidas?

 

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados