modelos para food truck

Modelos mais adaptados para food truck

Embora seja atividade antiga, os modelos de venda de comida de rua começaram a inovar a partir da primeira década do século 21, com a modalidade de comércio em Food Truck.

 

Inicialmente a cidade de São Paulo destacou-se pelo pioneirismo nesse setor, com muitos empreendedores copiando o modelo de sucesso em Nova Iorque ou outras cidades americanas. O sucesso logo se repetiu em outros estados. Segundo o site Food Truck nas Ruas, que ajuda a localizar os carrinhos, há opções no Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Brasília e Minas Gerais, entre outros.

 

Pode-se definir Food Truck como uma cozinha móvel, de dimensões pequenas, sobre rodas que transporta e vende alimentos, de forma itinerante.

A maioria dos veículos é formada por trailers, furgões, kombis, camionetes ou caminhões adaptados. O primeiro passo é a escolha do que irá servir, visto que o que será servido irá influenciar em muito o custo, principalmente no que diz respeito à estrutura que será necessária na customização.

 

 
Lifan Fratello Itajai

 

A melhor coisa a fazer é determinar o formato do seu negócio e consultar uma empresa especializada em adaptação de food trucks para saber exatamente quanto irá custar. As principais perguntas hoje são: Mas qual empresa e qual modelo para adaptar ao meu negócio? Iremos relacionar alguns dos principais modelos (em ordem alfabética) usados hoje para food trucks:

 

 

Fiat – Ducato

De acordo com Alexandre Pascoal, consultor pós-venda da montadora, o modelo atende muito bem ao novo segmento com 12 metros cúbicos de espaço que pode ser projetado de acordo com as necessidades.

 

modelos-de-food-truck-fiat-ducato-superchefs

Fiat Ducato

 

“O mercado de food trucks vem crescendo muito nos últimos anos. Fabricamos 80 unidades todos os dias, o que representa entre 4 e 5% do faturamento da empresa. Entretanto, não temos como quantificar o número de unidades que são transformadas diariamente, mas sabemos que o mercado tem demanda”, afirma.

 

 

Lifan – Foison

O Foison é equipado com um motor 1.3 a gasolina, fabricado pela própria Lifan, com injeção eletrônica de combustível que desenvolve 85 cavalos de potência máxima e 11,3 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco velocidades. O consumo varia conforme o peso da carga, o que foi levado em conta durante as medições (50% dos testes foram realizados com carga máxima) que resultou em um consumo médio próximo dos 10 km/l.

 

Lifan Foison, food truck

Lifan Foison

 

Outro ponto positivo é a caçamba de aço, que já vem de série com o veículo – outras montadoras vendem a caçamba separadamente, uma prática comum, e ela custa cerca de R$ 5 mil. A caçamba mede 2.80 metros de comprimento, 1.52 m de largura e 33,5 cm de altura e consegue acomodar dois pallets (que possuem tamanho padrão), ou três motocicletas, ou 45 galões de água, por exemplo, em uma única viagem, desde que não ultrapasse 800 kg.

 

Como a versatilidade de uso é um de seus atributos, pode-se adaptar o Foison para seu food truck ou serviços de distribuição de água, gás, vidraçaria, entregas em geral, e até food truck. A própria Lifan conta com parceiros que fazem a adaptação do carro para cada tipo de serviço.

 

 

 

Mercedes

Com o maior e mais completo portfólio de furgões, chassis e vans do mercado brasileiro, formado por mais de 50 modelos, a linha Sprinter da Mercedes-Benz tem se destacado pela oferta de soluções inovadoras e customizadas para atender uma ampla diversidade de aplicações. São vários entre-eixos (comprimentos), PBT’s (carga útil), e altura de teto adaptando-se às mais diversas necessidades dos clientes.

 

modelos-de-food-truck-mercedes-superchefs

Mercedes Food Truck

 

Uma das principais características do empreendedor é a criatividade para atuar em novas oportunidades de negócios, destaca Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas e Marketing da Sprinter no Brasil. “A linha Sprinter, com sua ampla gama de modelos e versões, oferece o veículo certo para atender qualquer tipo de empreendimento, garantindo aos clientes mais rentabilidade”, afirma Garcia. Diversos setores do comércio também podem adequar com muita praticidade suas lojas e/ou prestação de serviços nos furgões e chassis da linha Sprinter.

 

 

 

Renault Master Food Truck

Renault Master food truck, para quem precisa ou se interessa em adquirir um furgão para adaptar seu negócio seja de qualquer tipo de segmento inclusive como food truck.

 

Renault Master Food Truck

Renault Master Food Truck

 

Com design, menor custo de manutenção, mais conforto, praticidade, robustez e segurança, o Master está disponível em quatro versões de carroceira (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré) e em várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veiculo, totalizando mais de 70 configurações para atender de pequenos comerciantes a grandes corporações e empresas públicas. Produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, o modelo totalmente novo em relação à geração anterior, é equipado com o motor 2.3 litros, de 130 cv.

 

 

 

Trailers

Com o mercado de Food Truck em grande expansão por todo Brasil, não faltam opções, porém os valores e prazos envolvidos para montar um Food Truck são elevados, frustando os sonhos de muita gente.

 

modelos-de-food-truck-trailer-superchefs

Trailer

 

Entretanto um Trailer Food Truck, além de oferece inúmeras opções de transformação e equipamentos, possuí um custo-benefício bem mais atrativo e que cabe no seu bolso.

 

 

 

Volkswagen – Kombi

Talvez a mais utilizada ou digamos, a pioneira no Brasil (pelo menos) no setor de food truck, ainda é muto utilizada. E customizadas de várias maneiras, que dependendo do investimento, ela pode ficar muito “moderna”.

modelos-de-food-truck-wolks-kombi-superchefs

Kombi

 

 

Onde adaptar (ordem alfabética)?

Clique no nome para abrir o site.
Berta Cozinhas Industriais
Bumerangue
Fag Brasil
Fratello Food Trucks
Future In Box
Truckvan
Universal Carrocerias

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados