ensei-tamanho-do-espresso-000

O mistério da quantidade de café espresso

Pedir um Espresso, à primeira vista, pode parecer algo complicado: tem o Normal ou Curto, tem o Longo e o Ristretto, sem falar nas variações com leite.

 

Muita gente me pergunta qual é a quantidade de café que deve vir numa xícara de Espresso, pois muitos acham um absurdo pagar o mesmo valor para, digamos, uma xícara “menos cheia” do que outra com mais café.

 

ensei - tamanho do espresso - 02 - superchefs

 

Vejamos o que se passa nesse serviço…
O Espresso foi desenvolvido na Itália no início do Século XX e que tem como característica principal ser uma extração de café sob alta pressão. Nas clássicas máquinas de grupo, a pressão usada para este serviço é de 9 bar, que equivale a 9 vezes a pressão ao nível do mar. Ou seja, é uma pressão muito maior, por isso a extração do café é mais rápida.

 

Como não possui um filtro de papel ou algo semelhante, é o próprio pó de café compactado que cumpre essa função, não conseguindo, no entanto, reter os óleos que formam a Crema.

 

 

Espresso ensei superchefs

 

O Tempo de Extração dá a composição de sabores que você irá perceber na xícara de Espresso. Um Espresso Curto ou Normal (aqui no Brasil) deve ter 30 ml extraídos em 22 s a 25 s.

 

Já o Longo pode ter 45ml a 50 ml, num tempo de 30s, portanto com mais água e com um sabor com maior presença do amargor típico da Cafeína & Família, enquanto que o Curto é mais adocicado e te maior presença do Ácido Cítrico, cuja acidez lembra a de um limão.

 

ensei - tamanho do espresso - 03 - superchefs

 

 

Um Espresso Ristretto é obtido com aproximadamente 15s e seu volume fica em torno de 15 ml. É um verdadeiro extrato de tão intenso, com forte presença da acidez e de notas de aroma mais voláteis como um floral.

Portanto, a escolha de um volume maior ou menor na xícara de Espresso depende dos sabores que você tem preferência!

Se gosta de sabor mais adocicado e equilibrado com a acidez, o Curto é perfeito, por exemplo. E com esse novo conhecimento, você já sabe que o volume na xícara é o resultado de sua escolha do perfil de sabores de sua preferência.

 

Simples e justo, não é mesmo?

 

 

Mais artigos do autor

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados