tipos de bacon

Raça de suíno com melhor bacon

O bacon é uma deliciosa iguaria

defumada feita a partir do porco

 

 

 

Embora existam raças criadas exclusivamente para produção de carne e outras para bacon, existe as que servem para os dois propósitos, dependendo o tipo da alimentação que os animais são submetidos. Por este motivo não é feito uma divisão entre as raças suínas.

 

De uma forma geral o bacon é feito, mais precisamente, a partir da barriga do porco. Que além de delicioso, pode ser utilizado nas mais variadas receitas gastronômicas, bem como possui proteínas importantes para o organismo. Porém, é claro, deve ser consumido sem exageros.

 

 

Por ser um alimento oriundo da carne suína, é relevante saber quais são as melhores raças de porcos que são aptas a oferecerem o melhor bacon. Nesse contexto, tanto no Brasil quanto no exterior (principalmente Estados Unidos da América e Inglaterra) há suínos que fornecem uma boa carne para bacon.

 

 

Raças de suínos

Em solo estrangeiro há raças de porcos que apresentam genética de qualidade e boa carne para corte. Tais raças receberam melhoramentos e hoje são caracterizadas por apresentarem excelente aproveitamento na produção de bacon e outros derivados.

 

Wessex

por exemplo, apresenta um aperfeiçoamento genético recente. De origem britânica, a Wessex foi aprimorada com o cruzamento entre porcos de origem italiana e chinesa. De uma forma geral a Wessex apresenta alta produtividade e as suas fêmeas podem amamentar grandes ninhadas.

 

Yorkshire

que constituídas por suínos igualmente oriundos de solo britânico, mais precisamente do norte da Inglaterra. A Yorkshire é excelente na produção de carne, entre elas o bacon. Além disso, a raça Yorkshire apresenta porcos de porte robusto e geralmente são bastante férteis.

 

Polland China

é originária dos Estados Unidos, mais especificamente do Estado de Ohio. Com o passar do tempo, a Polland China foi submetida a uma série de modificações e atualmente apresenta notórias qualidades para a produção de carne. A Polland China atualmente também é criada em outros países, como Canadá e Rússia.

 

 

Existem várias outras raças de outros países como:

Berkshire, bom para carne (EN)
Large Black, bom para bacon (NZ)
Tamworth , conhecido como Porco Bacon (NZ)
Hampshire, bom para carne (US)
Duroc Jersey, dependendo do tom da pelagem pode ser melhor para bacon (US)
Pietra, bom para carne (Bélgica)

 

No Brasil uma raça de destaque é a Nilo. Essa raça é constituída por porcos de cor escura e desprovidos de pelagem. Os suínos da raça Nilo apresentam um peso que varia de 100 a 150 quilos e a fêmea pode amamentar cerca de oito leitões por ninhada.

 

Eles também podem ser conhecidos pelo nome de Nilo-canastra, possui um tipo de banha, rústica. Já teve grande reputação no Estado de São Pauto e Minas e são excelentes na produção de bacon. Outras raças que também são muito boas: Piau, Canastra, Canastrão, Caruncho, Macau, Piratininga, Pereira, Tatuí, Junqueira, Pinhal, Pereira .

 

Portanto, para quem almeja conseguir o bacon mais delicioso, vale conhecer as características dessas raças.

 

Superchefs - logomarca web

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados