maniçoba no solar - marcello fontes

Chef Maíra D´Oliveira traz maniçoba para o Solar do Rio Vermelho

Maniçoba no Solar

Com receita típica do Pará e orgulho gastronômico do Recôncavo Baiano, as sócias Andréa Nascimento, que também é chef, e Maíra D’Oliveira, responsáveis pelo saboroso Solar– com unidades no Museu Rodin e no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), – a pedido dos amigos, trouxeram a maniçoba para o Solar do Rio Vermelho. Vedete do cardápio do recém-inaugurado endereço da Rua Fonte do Boi, o prato individual, no valor de R$25,90, é servido aos sábados, a partir do meio-dia, é uma mistura de carnes defumadas com folhas de mandioca e um ingrediente irrevelável pela chef Andréa.

maniçoba no solar - marcello fontes

Maniçoba no Solar do Rio Vermelho

A maniçoba leva cerca de seis dias para ser preparada. Quem quiser experimentar tem que correr, pois já tem fã de carteirinha batendo o ponto lá todo sábado!”, vibra a chef. GastrôBahia do SuperChefs recomenda!

 

 

Clássicos do Paris 6 na temporada de férias do Tivoli EcoResort em Praia do Forte

Gastronomia estrelada. Os nomes dos pratos levam assinatura de celebridades e justificam o nome e o sabor que tem. Pelo terceiro ano de sucesso o Tivoli Ecoresort Praia do Forte recebe a deliciosa temporada do icônico restaurante e bistrô Paris 6 durante a temporada de férias do mês de julho, com os sabores de Saint Tropez.

paris 6-  Foto: Marcello Fontes

Isaac Azar. Foto: Marcello Fontes

Com mais de 200 consagrados Best sellers no cardápio, entre entradas, principais e sobremesas, Isaac Azar, chef de cozinha e proprietário do bistrô, não adaptou os pratos, e, sim, selecionou alguns deles que mais se adéquam ao clima da capital baiana. “Hoje o Paris 6 atinge o Brasil inteiro em termos de imagem. Temos o maior Instagram de restaurante no mundo, @paris_6, com 200 mil seguidores. Fazer parte desse projeto é gratificante porque você tem gente do Brasil inteiro querendo conhecer um pequeno resumo de nossa gastronomia, mas sem entrar numa seara que não é nossa, da gastronomia regional”, revela Isaac.

paris 6 -  Foto: Marcello Fontes

Caesar Salad dedicado a “Miguel Falabella”Foto: Marcello Fontes

Entre os pratos do menu, a coluna elegeu a Caesar Salad a “Miguel Falabella”, tradicional salada caesar de frango, de entrada, o divino Entrecôte Grille Aux Frites a “Ronie Von”, de derreter na boca, acompanhado de molho de ervas e batatas assadas, no prato principal, e, como reza a lenda, sem deixar de ser diferente, o doce pecado da casa, o clássico Grand Gateau Chocolat Au Eskimo de Chocolat Au Lait a “Paloma Bernardi”, no capítulo sobremesa, fechou com chave de ouro.

paris 6 - Foto: Marcello Fontes

Entrecôte Grille Aux Frites dedicado a “Ronie Von”. Foto: Marcello Fontes

Em cartaz até o dia 03 de agosto – para hóspedes e condôminos do complexo hoteleiro – a expectativa é que muitos turistas possam sentir o sabor da culinária dessa clássica marca de restaurantes. “ Estou feliz com esse projeto itinerante com o Tivoli. Minha intenção é que seja uma parceria eterna”, disse Azar. Perguntado sobre abrir alguma unidade em Salvador, o chef garantiu estar nos planos, mas preferiu adiantar outra novidade: Paris 6 em Orlando, em dezembro.

paris 6 - Foto: Marcello Fontes

Grand Gateau Chocolat Au Eskimo de Chocolat Au Lait dedicado a “Paloma Bernardi”. Foto: Marcello Fontes

Essa semana estou indo para lá para conferir as obras e alguns detalhes. Paris 6 não é franquia. É um negócio que eu supervisiono com grande visibilidade”, concluiu o chef. A degustação dos pratos da temporada de férias reuniu jornalistas especializados em gastronomia, durante um descontraído almoço no restaurante À Sombra do Coqueiral, oferecido pelo Tivoli Ecoresort, à convite da Texto& Cia, assessoria de imprensa responsável pela ação. Foi 1000!

 

 

Drinks Sofisticados

Comandado há dez anos pelo empresário e mixiologista André Porto, a Black Bar Entretenimento se consolida no mercado baiano como uma das melhores opções para quem deseja um bar luxuoso em sua festa. Coloridos, descolados e personalizados, os drinks e roskas seguem os critérios de qualidade, preparados com frutas nobres, licores, geleias, essências e condimentos requintados. De festa em festa, sem falar do serviço, chama a atenção, também, a equipe de bartenders que servem as bebidas, todos atenciosos, charmosos e bem treinados.

drinks sofisticados - Marcello Fontes

André Porto à frente do negócio

Com ou sem álcool, a variedade é grande, e tem sabor para todos os gostos na hora de escolher, especialmente os que compõem a Carta Internacional de Drinks. Agora, para refrescar, o mixiologista aposta na Caipirinha Gourmet de Limão. A exclusividade tem dois segredos essenciais que fazem toda a diferença: o uso de melaço de cana e açúcar mascavo. “A combinação deles quebra a acidez do limão e da cachaça, deixando a bebida leve e refrescante”, revela André.

drinks sofisticados - Marcello Fontes

Caipirinha Gourmet de Limão – O segredo está no uso de melaço de cana e açúcar mascavo, que quebram a cidez do limão e da cachaça

Almoço no Granulado

Mudam-se as estações, renovam-se os sabores, e isso a doceria Granulado Café e Bistrô-comandada pela empresária Cristina Machado-, sabe bem como funciona. Com inspirações na gastronomia mediterrânea, bem a cara da capital baiana, os destaques do cardápio “com gostinho de quero mais” ficam por conta do Badejo a ‘Belle Meunière acompanhado de risoto de limão siciliano, Paillard de filé mignon com fettucine, e outros. De entrada, vale apostar no antepasto, servido com pães artesanais e molho de salmão e sardela (com base de aliche).

Badejo a Belle Meuniere. FOTO: ESTEVÃO TERCEIRO

Badejo a Belle Meuniere. FOTO: ESTEVÃO TERCEIRO

Além do almoço e dos doces e salgados finos, a casa conta com o bartender residente Thiago Aguiar, expert quando o assunto é bebida. Das criações de Thiago, o cremoso Granulado Winter e Clericot de Frutas Vermelhas, por exemplo, são os favoritos entre as mulheres. Os novos pratos do menu de inverno, com valor de R$28, ficam disponíveis até o início da próxima temporada. Onde fica? Rua das Hortênsias, 942, Pituba. Contato: 71. 3359-9600

 

 

Embaixador do Vinho…

Em ritmo de expansão e de muitas novidades, a Casa Malbec lança o projeto Embaixador do Vinho, que terá sua primeira edição na próxima terça-feira, dia 22, às 19h30, na sede da loja da importadora e distribuidora.

embaixador do vinho

Para dar largada ao projeto, a convidada é a radialista Dina Rachid, amiga e parceira da Casa Malbec. Com a intenção de eleger sempre pessoas de diferentes áreas de atuação e que sejam apreciadoras da bebida, o projeto estimula o embaixador a escolher dez amigos para compartilharem experiências em uma noite prazerosa de degustação com vinhos selecionados pelos sommeliers Eduardo Tápia e Soraya Batista, residentes da Casa Malbec.

embaixador do vinho-2

marcello fontes

 

[learn_more caption=”Sobre Marcello Fontes”] Jornalista, blogueiro e assessor de imprensa que se amarra em gastronomia e tudo o que é novidade. Agora, toda semana, assina a coluna GastrôBahia para o SuperChefs – marcelo.gfontes@gmail.com [/learn_more]

 

* Os artigos assinados pelos colunistas são de inteira responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do site. O SuperChefs, democraticamente, abre esse espaço para que os colunistas tenham total liberdade para exporem suas opiniões nos textos sem nenhum tipo de censura. Os textos são pessoais e cada colunista escolhe o assunto que achar interessante, sendo responsável por eles.

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados