Criança na cozinha

Lugar de criança é na cozinha

Quem foi que disse que cozinha é um lugar perigoso pra criança?

 

 

Pelo menos, para a minha neta, de 4 anos, não é! Ana já nasceu tendo como brinquedo, além das bonecas e ursinho, utensílios de cozinha. Ir para cozinha com ela é diversão garantida para a família toda.

 

Chef Monica Rangel e Ana

Ana e Monica no Gosto com Gosto

 

 
E não é porque ela é neta e sobrinha de chef de cozinha, que cozinhar virou uma brincadeira constante na sua vida. Levar a criança para ajudar a preparar os lanches e pratos que ela vai comer, é a melhor maneira de incentivá-la a experimentar alimentos novos e se familiarizar com os ingredientes. Certa vez, na escola, Ana pegou uma folha no chão e disse:

 

“É manjericão, vou levar para mamãe!”

 

Está certo que não era manjericão mas demonstra como os alimentos, temperos e sabores fazem parte do universo dela.
Cozinhar com Ana e ensinar ela a magia da cozinha me enche de orgulho e alegria. Não sabemos se ela seguirá carreia e se transformará em uma super chef de cozinha vegetariana mas pelo menos teremos gratas e lindas lembranças de tantas e tantas vezes que fizemos brincadeiras e experimentos na cozinha.

Chef Monica Rangel

 

 

Repensando o Açúcar na nossa Alimentação

 

Este ano vamos fazer uma Ação de Alerta contra o consumo excessivo de açúcar, em apoio a campanha do Chef Jamie Oliver #FoodRevolutionDay , por uma alimentação infantil saudável e o Consumo consciente de açúcar.

 
No evento o Chef Alicio Charoth, vai propor aos alunos do Colégio Montessori, uma tarde divertida, preparando com a criançada receitas com frutas, legumes e verduras, com dicas de receitas fáceis e práticas para inspirar quem quer começar, mas não tem muita intimidade com a cozinha. Depois que a missão for cumprida um piquenique com tudo que foi produzido.

 

Mais Afeto e Menos Açúcar do Chef Alicio Charoth

 
Conheça o projeto Mais Afeto e Menos Açúcar do Chef Alicio Charoth

Que fique claro que a ideia não é radicalizar, mas usar a linguagem do preparo da comida de forma lúdica, com as crianças, baseada em frutas e receitas desenvolvidas pelo Chef para a ocasião, além do que, palestra com dicas para os pais sobre os benefícios de uma alimentação mais balanceada .

 

Não da para negar a paixão que o brasileiro tem por um docinho, o paladar brasileiro foi formado pelo sabor doce, de tanta importância na nossa cultura. Mas basta olhar os indicadores e facilmente observamos como nossa cultura alimentar modificou ao longo dos anos.

 

Nunca foi consumido tanto açúcar no Brasil e de acordo com especialistas o motivo não está no uso do açucareiro, mas no consumo de produtos industrializados extremamente adoçados. Só nos últimos 15 anos, a quantidade de açúcar na composição dos alimentos processados dobrou.

 
Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam um gasto anual de R$ 488 milhões com o tratamento de doenças associadas à obesidade como diabetes e alto colesterol. No entanto, observamos que a quantidade é tão alta que mesmo que a indústria se prontifique a reduzir 10% da quantidade de açúcar, por exemplo, isto terá pouco resultado na diminuição de internações associadas à obesidade.

Chef Alício Charoth

 

 

 

Tudo se aproveita na cozinha

 
Eudes Assis começou na cozinha aos 15 anos. Nasceu e cresceu no Litoral Norte de São Paulo, mais precisamente na cidade Boiçucanga. E hoje em parceria com Projeto Buscapé, Eudes e outros voluntários ensinam sobre nossa gastronomia as crianças do Projeto.

 

O Projeto Buscapé busca levar novas experiências e mostrar oportunidades as crianças e jovens da região. Disciplina, respeito ao próximo e hospitalidade são diretrizes passadas às nossas crianças, somente desta maneira formaremos melhores cidadãos.

 
Sempre explicando que tudo é aproveitado, chef Eudes mostrou para crianças do projeto uma recita onde muito o que normalmente vai pro lixo, pode virar uma deliciosa sobremesa.

 

Cehf Eudes Assis e Projeto Buscape

 
Pudim de Pão com confit de casca de laranja

 

Pudim de Pão
3 pães amanhecidos inteiros (com miolo e casca)
500 ml de leite
6 ovos
200 gr xícaras de açúcar
1 colherzinha (chá) canela

 

Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar em umas forminhas caramelizadas, em banho-maria
Deixe assar em forno 180 graus por 45 minutos no forno, até eu espetá-lo com um garfo e sair limpinho

 

Confit casca de laranja
Cascas de 2 laranjas cortadas em tiras bem fininhas
200ml de água
4 colheres (sopa) de açúcar

 
Modo de Preparo:

Descasque as laranjas e corte as cascas em tiras bem fininhas. Cozinhe na água até que as cascas fiquem macias e em seguida, adicione açúcar até virar caramelo.

 
Montagem
No centro do prato desenforme o pudim, sobre ele o confit e o caramelo, por fim decore com uma folha de hortelã.

 

Chef Eudes Assis

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados