Parmesão, a história de um queijo milenar

A criação do Grana Padano, um queijo que ostenta com orgulho o selo de DOP (Denominação de Origem Protegida) e que é o precursor de todos os queijos do gênero Parmesão, é umahistória fascinante que remonta à Idade Média e revela a criatividade dos monges cisterciences da Abadia de Chiaravalle, situada a poucos quilômetros de Milão.

 

 

grana padano

 

No ano de 1135, os religiosos que se depararam com uma oferta de leite muito superior à demanda da Abadia e das aldeias próximas. A saída foi tentar criar um queijo que utilizasse uma grande quantidade de leite e que pudesse ser mantido por muitos meses, o que resolveria o problema do excesso de leite e a escassez de queijos durante os meses de inverno.

 

granapadano - parmesao - jair jorge leandro - 04 - superchefs

 

O resultado foi um queijo grande e duro, com fermentação exclusivamente láctica, que permite ao queijo desenvolver lentamente todas as suas características sápidas e nutritivas. A sua casca dura protege a massa por muitos meses e anos, preservando os nutrientes do leite e permitindo o desenvolvimento de um sabor único e equilibrado, levemente picante e de um bouquet de aromas inconfundível.

 

abadia-chiaravalle

Abadia Chiaravalle

 

Esse processo de maturação lenta e gradual transforma a massa firme e compacta em quebradiça e granada. Essa explosão de aromas e sabores instigantes levou o Grana Padano ao posto de queijo mais consumido na Itália, devido principalmente à sua versatilidade, podendo ser consumido em inúmeras ocasiões, incluindo os consagrados usos culinários. A reputação do Grana Padano foi-se consolidando ao longo do tempo, tornando-se presença obrigatória nos banquetes renascentistas da nobreza, ao mesmo tempo que desempenhava um papel social importante na alimentação do povo das áreas rurais durante os longos períodos de fome.

 

granapadano - parmesao - jair jorge leandro - 03 - superchefs

 

Poucos anos mais tarde, por volta de 1200, os monges beneditinos das abadias da região da Emilia-Romagna, principalmente Parma, ReggioEmilia e Modena, decidiram produzir um queijo similar ao Grana porém utilizando apenas o leite da primavera e verão e em uma área menor e assim nasceu o Parmigiano-Reggiano que logo se tornou o rei dos queijos duros.

 

Parmigiano_reggiano_superchefs

 

Ambos, o Grana e o Parmigiano não demoraram a conquistar os povos dos outros países da Europa e depois da época das grandes navegações chegaram aos países do novo mundo.

 

parmegiano e grana padano - superchefs

 

Para os queijos produzidos em outros países, como o Brasil, adotou-se o nome de Parmesão. Os primeiros queijos desse tipo começaram a ser produzidos em Minas Gerais, região da Mantiqueira, por imigrantes italianos por volta de 1911. Hoje, o Parmesão é o queijo nobre mais produzido no país e é encontrado nas mesas e cozinhas de norte a sul.

 

parmesao - superchefs

 

O Grana Padano harmoniza bem com vinhos robustos, como o Barolo e também com cervejas ricas em lúpulo, como a IndianPale Ale.

 

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados