praia do rio vermelho salvador bahia

Gastronomia no Rio Vermelho

Concurso elege novo prato

De olho no que entra, sai e permanece no cardápio, fica oficializado que o Arancini negro com camarão e mozzarella com creme de pimenta suave é a mais nova delícia do cardápio nacional do restaurante La Pasta Gialla. A escolha da novidade, como sempre acontece uma vez ao ano, através do Concurso de Talentos La Pasta Gialla, driblou todos os paladares, numa disputa entre os chefs da rede em todo Brasil para eleger o melhor prato. Aproveitando o clima de Copa do Mundo 2014, o prato eleito já está disponível no cardápio do restaurante de Salvador (e em outras regiões), que fica lozalizado no bairro da Pituba. Em tempo, o Arancini é perfeito para ser degustado entre amigos, com direito a um chopp gelado ou até mesmo um bom vinho. Promete!

Concurso de Talentos La Pasta Gialla

Arancini negro com camarão e mozzarella com creme de pimenta suave, do Concurso de Talentos La Pasta Gialla. Foto: – Gladstone Campos

Tem Gastronomia no Rio Vermelho!

Depois de comandarem com muito empenho e sucesso as unidades do Solar do Unhão e do Palacete das Artes, a chef Andréa Nascimento e sua sócia Maíra D’Oliveira trouxeram o Solar para a boemia do Rio Vermelho, com endereço na Rua Fonte do Boi. Dona de uma criatividade de sabores e especialidades, a elogiada maniçoba, por exemplo, é um dos pratos que o público pode degustar, entre muitos outros mais do menu, como saladas, sanduíches e os crepes doces e salgados, que deram fama à casa.

Chef Andréa Nascimento do Solar

Chef Andréa Nascimento do Solar

 

O charmoso projeto arquitetônico do local ficou a cargo do arquiteto Guido Ramos, executado pelo escritório NR Arquitetura. Funcionando entre o almoço e jantar ininterruptamente, a casa oferece uma opção de almoço tardio, rara nos restaurantes baianos e bastante interessante para atender à vizinhança turística, que abriga três dos principais hotéis da cidade. Uma das novidades está a nova marca, que agora passa a ser somente Solar, e não Solar Café.

 

Os sabores do Oeste Baiano

Grande pesquisadora da gastronomia de raiz da Bahia, a chef de cozinha Rosa Gonçalves tem aproveitado muito o tempo que está passando na cidade baiana de Luis Eduardo Magalhães. Isso porque a chef vem cumprindo a maratona de encontros com chefes de cozinhas, proprietários de restaurantes, empresários do setor de alimentos e bebidas, com o intuito de fortalecer a cena gastronômica regional. “Estou no Oeste da Bahia, em Luís Eduardo Magalhães, terra de uma riqueza gastronômica incrível! Aqui, em um só lugar, podemos encontrar a gastronomia de várias regiões do Brasil: Costelão, Porco no Rolete, Cueca Virada, Cucas, Pomba de Maroto, Chimias, Queijo Colonial, Galinhada, Arroz de Carreteiro, Acarajé, Moquecas, Caldo de Aipim, Tapioca, tudo se mistura. Encantada com a gastronomia e com a hospitalidade do povo de Luís Eduardo Magalhães! Essa cidade cheira progresso!”, revela Rosa.

Chef Rosa Gonçalves

Chef Rosa Gonçalves

No embalo das novidades, a chef promete surpreender e temperar o Festival da Gastronomia e Cultura do Oeste, que terá apoio do SEBRAE, acontece entre os dias 3 e 6 de setembro, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta).

 

Amarula no Inverno

Pablo Moya, mixologista da Amarula, preparou um drinque de inverno. É normal ficar na dúvida de qual é a melhor bebida para a estação, há quem diga que os drinques encorpados, “quentes” e com um alto teor alcoólico são a melhor opção, mas também tem quem prefira os “gelados” e mais suaves. O mixologista criou um Warm up Drink! O drinque é composto pelo licor, café expresso, tequila e leva chantilly. As bebidas são servidas juntas em uma taça vintage. Com uma colher bailarina, os líquidos são misturados por 5 minutos e, por fim, é só adicionar chantilly e decorar. A fusão entre as bebidas fortes e suaves deixam o Amarula Winter com a temperatura perfeita – quente e morno – para ser servido no inverno. A ideia é apresentar a versatilidade do licor, preparando um “warm drink” que não precisa ser servido em uma caneca para surpreender os apreciadores. O drinque combina com as noites mais frias de inverno na capital baiana! Vale apostar!

amarula no inverno

Amarula

Que tal preparar um drinque?

Amarula Winter
Ingredientes:
50 ml de Amarula
50 ml de café expresso
20 ml de tequila
Chantilly
Redução de balsâmico com chocolate
Método de preparo:
Em uma taça vintage adicionar Amarula, café e a tequila. Mexer com uma colher bailarina por cinco segundos até os ingredientes se misturarem. Adicionar o chantilly. Decorar com gotas da redução de balsâmico.

 

Laticínio Davaca na SuperBahia

Detentora do título de “Melhor Manteiga do Brasil” através do 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado na cidade mineira de Juiz de Fora, a Laticínios Davaca, que tem fábrica em Ibirapuã, localizada no Extremo Sul da Bahia, confirma presença na 5ª edição da SUPERBAHIA – Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, de 20 a 24 de julho, no Centro de Convenções da Bahia. Promovido pela Abase, Associação Baiana de Supermercados, a indústria contará com um esperto stand e com uma equipe da empresa apresentando toda a linha de laticínios, estreitando o relacionamento entre clientes e parceiros. No portfólio de produtos, destaque para o queijo coalho e a manteiga Premium. Também estarão presentes na feira o queijo minas, queijo prato, queijo mussarela, queijo light, requeijão cremoso, manteiga, queijo processado cheddar e o leite pasteurizado. Dez!

Laticinios Davaca

Laticinios Davaca

 

Sobremesa bem brasileira

Sucesso de vendas, o novo (e irresistível!) McFlurry Talento Castanha do Pará, faz jus ao clima da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014TM, sendo uma grande aposta da McDonald’s. A sobremesa genuinamente brasileira é uma combinação de dar água na boca.

McFlurry Talento Castanha do Pará

McFlurry Talento Castanha do Pará

O sorvete de baunilha e a irresistível cobertura de chocolate – bem conhecidos por seus consumidores! – a pedaços do saboroso chocolate Talento Castanha-do-Pará, o McFlurry Talento Castanha-do-Pará é fruto da parceria da rede com outra patrocinadora do evento, a Garoto, famosa por seus irresistíveis chocolates.

 

marcello fontes

[learn_more caption=”Sobre Marcello Fontes”] Jornalista, blogueiro e assessor de imprensa que se amarra em gastronomia e tudo o que é novidade. Agora, toda semana, assina a coluna GastrôBahia para o SuperChefs – marcelo.gfontes@gmail.com[/learn_more]

 

* Os artigos assinados pelos colunistas são de inteira responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do site. O SuperChefs, democraticamente, abre esse espaço para que os colunistas tenham total liberdade para exporem suas opiniões nos textos sem nenhum tipo de censura. Os textos são pessoais e cada colunista escolhe o assunto que achar interessante, sendo responsável por eles.

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados