esfera de morango - gastronomia molecular - superchefs - 00

Gastronomia Molecular é realmente nova?

A Gastronomia Molecular, cozinha moderna, cozinha de vanguarda, cozinha tecno emocional e tantos outros nomes que temos para essa tendência gastronômica ainda assusta muita gente, mas será que isso é realmente novidade?

 

O uso de emulsificantes, gelificantes e tantos outros produtos que usamos hoje na cozinha já são usados nas industriais de alimentos e cosméticos a muitos anos. O que foi feito a alguns anos foi trazer estes produtos para uma escala mais doméstica, sendo utilizado em restaurantes, em casa e por todos os amantes da gastronomia.

 

O novo continua ainda assustando, porém o que deve ser feito é tentar entender que as técnicas utilizadas na Gastronomia Molecular não vieram para dividir, para diminuir e sim agregar a cozinha de hoje.

 

angelica vitali workshop florianopolis

AngelicaVvitali no Workshop Florianopolis

A transglutaminase por exemplo, que é uma enzima capaz de grudar proteínas, com ela é possível evitar o desperdício de aparas de carnes para criar mais um pedaço ou como usamos criar juntos de dois ou mais pedaços de tipos diferentes de carnes para criar pratos novos.

 

As gelatinas que podem ajudar na preparação de sobremesas muito mais rápido do que seria possível com as gelatinas convencionais.

 

A gama de produtos texturantes é gigantesca, o uso deles também, o importante é entender, ainda que continue não gostando das técnicas, entenda para que servem e poderá se surpreender com o que elas podem ajudar na sua cozinha.

 

Conhecer o desconhecido pode ser muito interessante, tente.

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados