fondue-rei-do-inverno-dianna-macedo-00

Fondue – Rei do Inverno

O inverno esta chegando e o queridinho da

estação começa a aparecer – o Fondue.

 

 

 
Esta aberta a temporada de fondue! Seja em rodízio com variados sabores ou feito em casa com amigos, a receita é sempre bem vinda nos dias mais frios.

 
A região de origem desta receita tão disseminada no Brasil não é totalmente conhecida, mas acredita-se que tenha vindo da região de Savoie, na fronteira da França com a suíça. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699.

 
Diferente do que muitos acreditam, a receita não foi inventada por pessoas vivendo nos Alpes suíços, pois nessa época o queijo usado na fondue era caro, o que significa que não estava ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas. Assim, durante os séculos XVIII e XIX a fondue era uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nas cidades.

 
Na década de 50 a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para suas casas. Até hoje, a preparação da fondue é considerada como uma “coisa de homem” na Suíça.

 
A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.

 

fondue-rei-do-inverno-dianna-macedo-01

 

 

A receita do fondue é simples e de rápida preparação.
Nossa sugestão é servir não só com pedaços de pão, mas também com vegetais cozidos AL dente como brócolis, couve flor, cenoura, batata calabresa e o que mais sua imaginação permitir ! Para a receita do creme, existem variações de acordo com o queijo de preferência de cada um. Optamos por uma receita simples, com ingredientes fáceis de achar e muito saborosa. Bom apetite!

 

 

Ingredientes
1 lata de creme de leite
1 copo de requeijão
200g de queijo “mozzarella” ralado
200g de queijo provolone ralado
200g de queijo gorgonzola picado
Meia taça de vinho branco seco

 

 

Modo de Preparo

• Em uma panela aqueça em fogo médio o creme de leite com o requeijão até começar a borbulhar.
• Adicione o queijo gorgonzola, abaixe um pouco o fogo e mexa até o gorgonzola incorporar bem a mistura.
• Acrescente o queijo “mozzarella”, o provolone e o vinho em temperatura ambiente. Continue mexendo até que todos os queijos tenham derretido por completo, ficando uma mistura homogênea.
• Transfira então para a panela de founde

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados