Luiz Carlos Serafim - pizzaria chico toicinho

Excelência em servir o cliente

Por Luiz Carlos Serafim,
(empresário de Florianópolis, dono da rede Chico Toicinho Pizza&Grill)

 

 
Com o término de mais uma temporada de verão, a qualidade do atendimento não apenas aos turistas mas todos frequentadores de restaurantes e bares volta a ser discutida, já que corresponde a uma gorda fatia do turismo.

 

Por trás daquele estabelecimento com a fachada atrativa, que está sempre em ordem, limpo, com a cerveja gelada, a porção no capricho e onde o café é tirado no ponto, existe uma engrenagem funcionando a todo vapor. São garçons, cozinheiros, equipe de limpeza, fornecedores, responsáveis pelo caixa e seguranças trabalhando em sincronia, para que os pedidos sejam atendidos dentro do prazo esperado e os clientes saiam satisfeitos. E, por trás de todos, um bom gerente.

 

Pra assumir a gestão de um negócio em gastronomia, setor forte em Florianópolis e em todo o litoral, é necessário ter claro o tamanho do desafio que isso representa. Segundo o IBGE, quase metade das empresas que são abertas no Brasil fecha antes de completar três anos. Gerir um estabelecimento desses é um trabalho de extrema responsabilidade e exige que o profissional tenha um perfil muito versátil. Ter espírito de liderança, visão estratégica e logística e capacidade de agir em situações de stress, ser multitarefas e se relacionar bem com as pessoas – funcionários e clientes – são apenas algumas das características necessárias.

 

atendimento-restaurantes

 

Um restaurante pode ser resumido como um “fábrica de gentileza”, empatia e satisfação. Os empresários sabem que a cara do seu negócio são os garçons. Exatamente por isso estimulam a qualidade do atendimento, promovendo treinamentos e promoções.

 

Mais que comer ou beber, quando um grupo de amigos resolve ir a um bar ou a um restaurante, o que eles realmente buscam é desfrutar de um momento prazeroso, pois cada cliente quer ser acolhido. Esta é a palavra.

 

 
Foto: Cristiano Estrela/Diário Catarinense

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados