biscoito-de-polvilho-da-roca-00-superchefs

Biscoito de polvilho da roça, receita da chef Elzinha Nunes

por Marilu Peretti
SuperChefs 

 

Dia desses, a Chef Elzinha Nunes fez uma gravação para a TV da Revista Menu, especialmente para ensinar como se faz o verdadeiro biscoito de polvilho. Elzinha Nunes é da Região do Serro, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais; e, desde pequena faz esse biscoito que é uma receita de família..veio de gerações desde sua avó até os dias de hoje pelas suas mãos.

A gravação foi tranquila, já que Elzinha Nunes tira de letra, acostumada com televisão nada mais é mistério para ela nesse meio.

biscoito-de-polvilho-da-roca-01-superchefs

Tudo começou muito simples com poucas explicações..o primeiro passo, que na realidade é o segredo de um perfeito biscoito de polvilho, é escaldar o polvilho até virar uma farofa.
Sua mãe Dona Lucinha Nunes é quem a ensinou:

– Quando você aprendeu a fazer esse biscoito??
EN: Desde pequena vejo mamãe fazer, era muito comum, pois, não tínhamos muito dinheiro na época e ainda morávamos na roça, essa receita é bem de roça, gostosa, fácil de fazer e barata..não leva muitos ingredientes.

– Quantos tipos de biscoito existem??
EN: Vários…cada região de Minas Gerais tem sua receita. Na região do Serro, onde cresci, essa é a tradicional, tem suas variações, você pode até fritar ao invés de assar..pode colocar queijo, agora, tem quem coloca farinha de trigo, aí não é o verdadeiro biscoito de polvilho.

– Hoje em dia com tantas opções nos mercados, qual sua opinião sobre os fabricados??
EN: Prá mim nada que é muito fabricado é bom…Sempre fizemos tudo em casa, mamãe cozinha de um tudo, uma cozinheira de mão cheia e tudo o que sei aprendi com ela, inclusive o amor pela culinária. Eu estou acostumada realmente às coisas feitas em casa, sem conservantes, nada disso que se coloca hoje. Muita gordura em tudo…eu não sou acostumada a isso..por que quem pensa que comida mineira é gordurosa está enganado..a comida mineira não leva gordura nem sal.

biscoito-de-polvilho-da-roca-03-superchefs

– Como assim?? E o feijão tropeiro..canjiquinha?? linguiças..torresmo???
EN: A comida mineira bem feita, não leva gordura, o torresmo por exemplo..voce pode assá-lo e fica crocante da mesma forma e elimina muita gordura..existem dois tipos, com carne e sem..o sem carne, que é só a pele, você coloca direto no óleo bem quente, ele pururuca e você já retira ..não absorve nada de óleo..mas tem que estar muito quente a panela. O sal é um ingrediente que demorava muito prá chegar a Minas Gerias, então era muito comum fazer o angu sem sal..que você tanto pode comer com prato salgado, ou uma outra forma muito comum dos antigos colocar leite quente no angú para alimentar mais..por que muitos não tinham o que comer na roça..então isso matava a fome.

biscoito-de-polvilho-da-roca-02-superchefs

 

Vídeo Receita – Revista Menu

https://www.youtube.com/watch?v=lob7oF1m9W0

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados