dia-mundial-do-hamburguer-superchefs

Dia Mundial do Hambúrguer

A história deste bife de carne moída teria iniciado no fim do século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos. – sem referências

O hambúrguer é um dos alimentos mais populares do mundo, com mais de 40 bilhões de unidades servidas anualmente nos Estados Unidos. Embora famoso, o hambúrguer não é tão antigo quanto pensa, não tem mais que 100 anos de idade, você não pode contar a história de sua origem sem deixar de incluir uma linhagem muito maior, onde podemos citar: empresários americanos, soldados da Segunda Guerra Mundial, refugiados políticos alemães, os comerciantes medievais a agricultores neolíticos.

 

A matéria prima para o sanduíche de carne moída começou com a domesticação do gado (na Mesopotâmia cerca de 10.000 anos atrás), e com o crescimento de Hamburgo, na Alemanha, como uma cidade comercial independente no século 12.

 

1848 quando a revolução política sacudiu os 39 estados da Confederação Alemã, estimulando um aumento da imigração alemã para os Estados Unidos. Com povo alemão veio comida alemã: beer gardens floresceram nas cidades americanas, enquanto açougueiros ofereciam diversas formas de preparado das carnes tradicionais. Hamburgo era conhecido como um exportador de carne bovina de alta qualidade, restaurantes começou a oferecer um “Hamburg-style” bife picado.

 

Hamburger-Stand-3

 

Na América em meados do século 19, preparações de carne crua que havia sido picado, lascado ou raspados eram receitas comum para quem sofria de problemas digestivos. Depois que o médico nova-iorquino, James H. Salisbury, sugeriu em 1867 que cozinhar os discos de carne poderia ser mais saudável, rapidamente cozinheiros e médicos adotaram o “Salisbury Steak”. Na mesma época, os primeiros moedores de carne para uso doméstico invadiam o mercado (Salisbury aprovou o chamado a American Chopper) que levou a outro estágio a carne moída.

 

anuncio do moedor de carne em 1950

 

O hambúrguer parece ter feito a sua salto de prato para bolo no últimas décadas do século 19, embora o site dessa transformação é altamente contestada. Vagões de lanche, stands de feiras e restaurantes de beira de estrada em Wisconsin, Connecticut, Ohio, Nova York e Texas têm sido apresentados como possíveis locais de nascimento do Hambúrguer. Seja qual for a sua origem, o hambúrguer encontrou seu primeiro grande público na St. Louis World’s Fair em 1904, que também apresentou a milhões de americanos novos alimentos que vão desde sorvete na casquinha, algodão doce, manteiga de amendoim e chá gelado.

 

O hambúrguer poderia ter permanecido à margem da cozinha americana, se não fosse a visão de Edgar “Billy” Ingram e Walter Anderson, que abriram seu primeiro restaurante White Castle em Kansas, em 1921.

 

White_Castle_historia do hamburguer

Em 1921 foi aberto o primeiro White Castle (Cansas)

 

Impecável em sua aparência, reluzente em suas porcelanas e aço inoxidável, White Castle, rebateu baixa reputação da carne de hambúrguer, tornando-se referência de limpeza, saúde e higiene. Seu sistema, que incluiu no local moer carne, funcionou bem, e foi a inspiração para outras cadeias nacionais de hambúrguer fundada nos anos após a Segunda Guerra Mundial: McDonald e In-N-Out Burger (ambas fundadas em 1948), Burger King (1954) e Wendy (1969).

 

O hambúrguer se tornou tão famoso e querido que fez parte até de histórias em quadrinhos, o” Wimpy” ou Dudu, um do amigos do Popeye, era maluco por hambúrgueres e teve até uma rede de lanchonete com seu nome.

Dudu desenho do popeye

Dudu (” Wimpy”)

 

Quando os irmãos McDonald abriram sua Burger Bar Drive-In, em San Bernardino, Califórnia na década de 1940, o hambúrguer fez sua estreia oficial nos subúrbios. Por que final dos anos 1950, o McDonald tinha vendido mais de 100 milhões de hambúrgueres. Em 2013, havia mais de 18.000 McDonalds em todo o mundo. Hoje, eles vendem mais de 75 hambúrgueres por segundo!

 

Burger Bar Drive-In, 1940 0 primeiro McDonalds

Burger Bar Drive-In, 1940 0 primeiro McDonalds

 

Com ajuda dos milhões de soldados americanos que ajudaram a divulgar o hambúrguer durante a Segunda Guerra Mundial, rapidamente o hambúrguer ao estilo americano se espalhou pelo mundo através de franquias.

 

Burger no Brasil

No Brasil, o prato ficou popular por volta dos anos 50. Foi quando o tenista norte-americano Robert Falkenburg abriu a primeira lanchonete Bob’s em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1952.

 

Primeira lanchonete Bobs no RJ 1952

 

Nos anos 60, as lanchonetes se tornaram local obrigatório entre os jovens, o que popularizou o sanduíche e o fez virar símbolo máximo do fast-food. O McDonald’s, uma das redes mais conhecidas no ramo, chegou ao Brasil em 1979 e hoje conta com 577 lojas.

 

 

Burger Gourmet

No início deste século, o hambúrguer continuou sendo sinônimo de fast-food. No entanto, somou também certo status de gourmet – já que foi aprimorado por chefs renomados e ganhou algumas receitas bastante requintadas.

 

 

Até dez anos atrás, só se comia o hambúrguer fast-food. Hoje existem receitas com temperos importados e diferentes. Você pode comer um hambúrguer de altíssima qualidade. Atualmente, as casas se dedicam a criar hambúrgueres com diversos tipos de carnes – como cordeiro, linguiça calabresa, fraldinha, picanha etc.

 

 

Infográficos sobre Burgers (em inglês)

 

 

 

Curiosidades

Comercial para o Carl’s Jr. do sanduíche de frango, bacon e guacamole, com clipes de “Wimpy ” Gugu do desenho do Popeye.

 

 

Dudu (Wimpy) – Comedor de hambúrguer, que nunca paga o que deve. Sempre pede dinheiro emprestado para comprar um hambúrguer, mas acaba nunca pagando.

 

wimpy-dudu-popeye-histórioa do hamburguer-superchefs

Dudu (wimpy)

 

Dudu (no original J. Wellington Wimpy ou Wimpy) é um dos personagens dos quadrinhos do Thimble Theater, e também dos desenhos animados do Popeye. Caracteriza-se como um sujeito gorducho e atarracado, vestindo roupas de moda antiga, com um nariz redondo e enorme, e o principal, uma incessante fome de hamburguer. Sempre pedia dinheiro emprestado a seus amigos para comer um hamburguer, sob a promessa de pagar na próxima terça-feira.

 

Dudu foi criado pelo cartunista Elzie Crisler Segar bem antes do marinheiro Popeye. Ele era um dos principais personagens nas tiras de jornal. Quando “Popeye” foi adaptado como um desenho animado pelos Fleischer Studios, Dudu se tornou um personagem secundário; Dave Fleischer disse que o personagem dos quadrinhos de Segar era “muito intelectual” para ser utilizado em desenhos animados.

 

Arcade - jogo - burgertime

 

 

Clássico dos anos 80

BurgerTime é um jogo de arcade produzido e desenvolvido pela indústria japonesa Data East em 1982. O jogo era originalmente chamado de Hamburger no Japão, mas foi rebatizado de BurgerTime ao ser introduzido nos Estados Unidos pela Bally Midway. O jogo põe o jogador no papel de um mestre-cuca (“Peter Pepper”, traduzido para português mais ou menos como “Pedro Pimenta”) que deve montar um hambúrguer derrubando suas camadas em bandejas, enquanto foge de comidas ambulantes num labirinto.

 

Clique na imagem e jogue online.

 

BurgerTime - história do hambúrguer - superchefs

http://www.jogoonlinegratis.com.br/jogos-classicos/burger-time.html

Fonte:

history.com
whatscookingamerica.net
seymourhistory.org
en.wikipedia.org
hamburgerhome.com
geography.ccsu.edu

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados