La Nave

Da horta para La Nave

Chef Daniel Pinho assina menu com receitas

que priorizam os produtos artesanais

 

 

Instalado em um dos endereços mais emblemáticos da cidade, o La Nave Bistrô Bar agrega uma cozinha artesanal contemporânea – priorizando a utilização de produtos recém-colhidos em horta própria e de ingredientes produzidos por pequenos produtores locais – à cultura de um dos ícones da cidade, o Planetário.

 

E esse encontro já começa na escolha do nome da casa, La Nave, inspiração retirada de um dos filmes de Federico Fellini (E La Nave Va, 1983), história contada a bordo de um navio que evidencia a alta gastronomia e a boa música.

 

Magret de pato curado e risoto de mascarpone / Foto: Rodrigo Azevedo

 

O restaurante sela a união do chef Daniel Pinho com o empresário Pedro Peixoto, conceituado produtor e executivo do ramo de A&B e entretenimento, que esteve, por muitos anos, à frente dos premiados Bar D’Hôtel e Bar do Lado, ambos do Grupo Marina.

 

No menu, criações e releituras traduzem a nova cozinha artesanal carioca para quem procura excelente custo benefício e serviço de qualidade. Da cozinha de autor saem receitas com muito sabor em pratos novos com valorização do pequeno produtor e ingredientes naturais, além de itens frescos, como peixe –sempre do dia – e hortaliças e pimentas da pequena horta local.

 

Nhoque de Banana da Terra / Foto: Rodrigo Azevedo

 

Aberto para almoço e jantar, no La Nave será possível experimentar brandade de bacalhau com batata doce e tapenade gratinada e ovo em crosta de brioche; nhoque de banana-da-terra ao cumaru com croûtons de bacon e shiitake fresco; escondidinho de porchetta e baroa gratinado na farinha de brioche e parmesão; paçoca de carne seca acebolada com farinha de mandioca, servida com quibebe e aipim frito; quindim com calda toffee e sorvete de frutas vermelhas; e mais.

 

Também produzimos linguiças, massas, geleias, compotas e embutidos. Tudo feito aqui de forma artesanal.conta Daniel

 

Quindim / Foto: Rodrigo Azevedo

 

Lapidado semanalmente, o cardápio executivo, servido de 12h às 16h, reforça a naturalidade de cada preparo, mesclada em três etapas – entrada, principal e sobremesa. À noite, embalado por ritmos brasileiros, jazz e lounge, o La Nave apresenta petiscos para compartilhar e comidinhas, versões mais enxutas para degustar em pequenos bocados.

Sobre o bar

Capítulo à parte, a coquetelaria conta com drinques assinados por Bruno Limah. “Amplamente artesanal, produzimos cerca de 80% dos insumos dos coquetéis”, explica o mixologista que também apresenta muitas sementes e raízes nas criações. Detalhes especiais prometem fazer a diferença como espuma de tamarindo, paçoca, variedade de xaropes, como o de pimenta, e cachaças de pequenos produtores dos arredores, como Paraty e Barra de Guaratiba. Ao todo, 16 sugestões encorpam a carta que conta também com jarras de sangria, clericot e rótulos de cervejas artesanais.

Carta de vinhos

Enxuta, a carta de vinhos é outro diferencial da casa. Altamente selecionada pelo sommelier Paulo Nicolay, contempla rótulos diversificados, com uvas de países como Portugal, Espanha, Argentina e opções nacionais cultivadas por pequenos produtores. “São pouco mais de 30 vinhos, com bom custo benefício, alegre, descontraído e sem ritual”, explica Paulo, que complementa dizendo que as escolhas são democráticas e ideais para bater um bom papo.

Sobre a decoração

A atmosfera demonstra bom gosto, descontração e denota rusticidade ao restaurante. Aos cuidados de Ricardo Campos, todos os detalhes do rico projeto arquitetônico são minuciosamente trabalhados, selecionados e esculpidos artisticamente. Do rinoceronte de metal que forma o logo (um dos ícones da cinematografia mundial de Fellini) aos itens decorativos, que revelam sucatas resgatadas de estaleiros da região portuária do Rio, todos os componentes permitem o elo perfeito no La Nave Bistrô Bar.

 

La Nave Bistrô e Bar
Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea.
Telefone: 3259-0255.

Horário de funcionamento:
de terça a quinta, das 12h às 00h;  sexta e sábado, das 12h às 01, e domingos, das 12h às 19h.
www.lanave.com.br

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados