escolas-de-gastronomia-sao-paulo-000

Cursos de Gastronomia em SP

Nas últimas duas décadas a Gastronomia conquistou um grande espaço no interesse dos brasileiros e, conseqüentemente, assistimos ao crescimento do mercado como um todo, com novos ingredientes, restaurantes, empórios e mercados, eventos, escolas, mídias e profissionais especializados.

 

Também, vimos crescer o interesse pelos nossos saberes e tradições culinárias, suas histórias e o interesse pelo próprio Brasil. Tudo isso é muito lindo, muito estimulante, muito enriquecedor para todos nós, para a Nação brasileira e para a Cultura Gastronômica do nosso País, que, cada um de nós, a seu modo e a seu tempo, ajuda a construir.

 

Veja a lista de algumas instituições de São Paulo que possuem ótimos cursos de gastronomia. Também encontrará cursos livres de gastronomia e qual a diferença entre eles para não nos prolongarmos as instituições tem seus diplomas reconhecidos pelo MEC (que saber aqui encontrará mais) enquanto os cursos livres em sua grande maioria não possuem o do MEC, porém normalmente alunos que cursam gastronomia conseguem abater as horas de curso em horas obrigatórias de estagio. A lista não segue nenhum tipo de classificação, seja por ordem de posicionamento ou quantidade de informações publicadas.

 

 

 

 

Atelier Gourmand

atelier gourmand

 

A escola, que oferece aulas interativas e demonstrativas para amadores e profissionais, conta com 12 estações de trabalho completas, com fogão, área de manuseio e enxoval de cozinha. Com uma grade extensa, os alunos encontram aulas (workshops) de todo o tipo nos períodos da tarde e noite. Além disso, o Atelier Gourmand oferece um curso profissionalizante, que visa proporcionar uma formação técnica de cozinheiro, exigida pela profissão de chef de cozinha.

www.ateliergourmand.com.br

 

 

Accademia Gastronômica

ACCADEMIA GASTRONOMICA 2

 

Idealizada pelo chef italiano Giuseppe Gerundino, a Accademia Gastronomica é uma escola prática, com bancadas individuais de trabalho onde cada aluno tem à sua disposição pia, fogão, utensílios e ingredientes necessários para a execução das receitas propostas. A escola oferece 5 modalidades de cursos, nos horários da manhã, tarde e noite: Cursos Extensivos, Cursos Especiais, Aulas Monotemáticas, Curso de Formação em Gastronomia e Cursos sob Medida. Dentre os temas dos cursos, destaque para Cozinha Vegetariana, Sabores Mediterrâneos, Churrasco e Cervejas, Formação em Gastronomia, entre outros.

www.agastronomica.com.br

 


Centro Especializado em Gastronomia

CENTRO ESPECIALIZADO EM GASTRONOMIA

 

O Centro Especializado em Gastronomia é uma escola que procura difundir a cultura gastronômica no Brasil. A instituição oferece cursos de especialização direcionados para quem já atua na área e para quem deseja se aperfeiçoar. Há ainda os chamados “cursos rápidos”, que têm duração de um dia e são ministrados por chefs conceituados, a fim de oferecer rápido aprimoramento profissional. Os cursos são divididos em três categorias: Confeitaria/Panificação, Cozinha Quente e Bebidas.

www.facebook.com/cegastronomia

 


Escola da Arte Culinária Laurent

Escola de Arte Culinária Laurent

 

Na Escola Laurent os cursos duram cinco dias e envolvem explicações teóricas e aplicações práticas. Os módulos são abrangentes e envolvem todos os tipos de conhecimento necessários a um cozinheiro. No Básico, por exemplo, o aluno aprende a cortar legumes corretamente, fazer embalagens, arrumar uma câmara fria, usar temperos, organizar uma praça de trabalho, entre outras coisas.

 

Já os demais módulos ensinam a trabalhar as carnes, aves, peixes, molhos, sopas e cremes, tratam de temas como cozinha molecular, a técnica de cozinhar no vácuo, saber utilizar um forno de alta precisão, organização de eventos e banquetes, entre outros. Os cursos são para no máximo 12 pessoas de cada vez e duram de 4 a 5 dias.

www.laurent.com.br

 

 

 

 

Escola São Paulo

escola sao paulo

 


A Escola São Paulo é famosa por oferecer diversos cursos de diferentes áreas. Na gastronomia, há curso de Degustação de Cerveja, Jardinagem Gastronômica, Alimentação Consciente, entre outros. Porém, é preciso sempre checar a programação para não perder nenhuma data.

www.escolasaopaulo.org

 

 

 

Eataly de São Paulo

escolas-de-gastronomia-sao-paulo-eataly-01

Eataly São Paulo

 

Além de mercado e restaurantes, o Eataly de São Paulo oferece uma programação com diversos cursos para quem é apaixonado por gastronomia. Com professores renomados, o espaço tem aulas para quem quer aprender mais sobre massa, doces e até hambúrguer. Os preços são variados e os cursos costumam ter duração de um dia.

De Domingo a Quinta das 8h ás 23h, Sexta e Sábado das 8h ás 24h.
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – Itaim Bibi
Tel. 11 3279-3300
Email: informacoes@eataly.com.br

 

 

 

Escola Wilma Kövesi de Cozinha

Há mais de trinta anos os cursos são ministrados no Jardim Paulista. Ali aprende sobre gastronomia qualquer pessoa interessada no assunto, seja especialista ou amador.

 

Wilma Kövesi de Cozinha

Escola Wilma Kovezi – Foto: Tadeu Brunelli

 

Um curso básico de seis aulas é destinado aos iniciantes sem nenhuma prática na cozinha. Já a opção chamada de Aulas Únicas tem chefs convidados e trabalha com áreas específicas, como a culinária francesa, italiana, japonesa, sobremesas ou saladas e tortas. Para se profissionalizar, há um curso anual com 71 aulas oferecidas duas vezes por semana.

Rua Cristiano Viana, 224 – Jardim Paulista
Telefone: 3063 1592
Site: www.wkcozinha.com.br

 

 

 

Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa

Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa

Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa

 

 

A Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa oferece dois cursos para os amantes da gastronomia: o Curso Básico Iniciante, que transmite aos alunos noções básicas de culinária com preparo de saladas, molhos, massas, além de abordar assuntos como higiênie, arrumação de mesas e segurança na cozinha, e o curso de Capacitação para Chef de Cozinha, que já formou mais de 500 alunos.

www.nicolaurosa.com.br

 

 

 

IGA – Instituto Gastronômico das Américas

iga instituto gastronômico

IGA Instituto Gastronômico das Américas

 

O IGA nasceu no ano 2001 na Argentina com duas escolas nas cidades de Rafaela, Santa Fe e San Francisco, Córdoba. Desde e então começou uma grande expansão regional e forte crescimento institucional baseando-se sempre na qualidade de ensino e administração das escolas. Ano a ano foram abrindo-se novas escolas e para o 2008 o IGA já destacava-se com 39 escolas na Argentina, uma em Paraguai e uma em Venezuela. Em 2009 IGA abre suas portas ao Brasil abrindo escolas em Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte e Goiânia. No anos seguintes continua a expansão para Uruguai, Bolivia e começam grandes projetos para o Brasil tendo 13 escolas funcionando para o 2011. Atualmente o IGA tem mais de 100 escolas em toda América , sendo 24 espalhadas no Sul, Sudeste, Centro este e Centro Oeste Brasileiro e a primeira escola aberta nos Estados Unidos, em Miami.

IGA Morumbi/SP
https://www.iga-la.com/
R. Dep. João Sussumu Hirata, Nº 463, Vila Andrade
(11) 2501 2900 – 2501 4010
morumbi@igabrasil.co

 

 

Levain Escola De Panificação

Levain Escola de Panificação - Foto: Lucas Oliveira

Levain Escola de Panificação – Foto: Lucas Oliveira

O chef panificador Rogério Shimura inaugurou a escola em abril de 2013. São ministrados cursos de panificação caseira e profissional, confeitaria, gelato e café. A partir de fevereiro de 2015, em parceria com Fabiana Borrego, um novo tema deve ser explorado: gastronomia para nutricionistas. A carga horária depende do assunto e pode durar de três dias a quatro meses. Há também algumas opções especializadas, como o curso de baguete e o de donuts. Sucesso de público, as apresentações que ensinam a fazer salgados sem glúten e laticínios, com a chef Carla Serrano, estão sempre lotadas.

Rua Dom Lucas Obes, 494- Ipiranga
Telefone: 4562-0410
Site: www.rogerioshimura.wordpress.com

 

 

 

Na Cozinha Restaurante Escola

Proprietários do Restaurante Na Cozinha inaugurado em 25 de Janeiro de 2009, Chef Carlos Ribeiro e sua irmã Flávia Ribeiro, ambos desenvolveram um cardápio onde passeiam pela cozinha dos estados brasileiros.

 

na cozinha restaurante escola

Na Cozinha Restaurante Escola

 

Em seu primeiro andar encontra-se um escola de gastronomia, ao qual sempre mantém cursos de cozinha básica, cozinha brasileira, internacional, onde atende grupos de pessoas interessadas na arte e oficio da cozinha. Curso também para crianças e estrangeiros. Alguns cursos realizados pelo chef Carlos Ribeiro:

  • Curso de Cozinha Básica
  • Curso de Cozinha Brasileira
  • Curso de Cozinha Internacional
  • Curso de Vinhos Na Cozinha

 

R. Haddock Lobo, 955 – Jardins- São Paulo – SP
3063-5374 (Escritório)
3063-5377 (Restaurante)
http://www.nacozinharestaurante.com.br/

 

 

 


Senac

senac sp gastronomia

 

O SENAC, famosa instituição de ensino, oferece mais de 50 cursos de gastronomia, que agradam diversos gostos e estilos. Há aulas sobre comida japonesa, pizzas, cupcakes, pães e até vinhos. Além disso, a instituição ainda oferece alguns cursos de capacitação, como o de Capacitação para Cozinheiro, Capacitação para Garçom, Formação de Baristas, Formação de Bartender, Formação de Sommelier de Cervejas, entre outros.

 

Informações:
4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas
0800-883-2000 para demais regiões
link: cursos gastronomia
www.sp.senac.br

 

 

 

Universidade Anhembi Morumbi

O segmento de alimentos, por ser essencial, apresenta-se como um bom negócio e com infinitas possibilidades de expansão e absorção de pessoas qualificadas. No Brasil e no exterior, o mercado se amplia para o profissional brasileiro, que se destaca por sua criatividade e competência. Sendo assim, o gastrônomo pode optar por atuar em diversos tipos de restaurantes comerciais, de coletividade, de hospitais, buffets, resorts, caterings e navios, entre outros.

 

cursos de gastronomia sp - anhembi morumbi - 01

 

 

Aqui você será capacitado a atuar no Brasil e no exterior, tanto na cozinha quanto na área administrativa. Além disso, conhecerá a rotina dos estabelecimentos e da produção cotidiana e terá contato com as mais diversas vertentes da Gastronomia.
Universidade Anhembi Morumbi
4007 1192
capitais e Grande São Paulo

0800 015 9020
demais localidades

 

 

 

 

Fonte:
Anna Thereza de Almeida
O Guia da Semana
Redação SuperChefs

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados