cuca-de-cereja- superchefs

Cuca de Cereja e Banana pelo Chef Heiko Grabolle

Kirsch – Bananen – Kuchen é uma receita alemã que é um tipo de uma cuca. Esta abaixo é uma adaptação que foi acrescentada a banana-nanica, muito comum no Brasil. Minha sugestão é o acréscimo de chantilly e cerejas frescas na hora de servir.

cuca-de-cereja-2 superchefsIngredientes para o recheio e cobertura
150 gramas cerejas limpos (sem caroço) cortado ao meio
6 bananas-nanicas
150 gramas de açúcar
180 gramas de farinha de trigo
1 colher (sopa) de canela em pó
60 gramas de manteiga (temperatura ambiente)

Método de preparo
Descascar as bananas e cortar em rodelas. Reservar. Derreter num banho-maria a manteiga. Colocar em outra tigela o açúcar, a farinha de trigo, a canela em pó e a manteiga derretida e misturar com as mãos até virar uma farofa. Reservar.

Ingredientes para a massa
4 ovos;
60 gramas de manteiga;
250 gramas de farinha de trigo peneirado;
150 gramas de maisena peneirada;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
180 ml de leite;
4 colheres (sopa) de conhaque;
1 pitada de sal;
320 gramas de açúcar;
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar.

cuca-de-cereja- superchefsMétodo de preparo
Ligar o forno a 180ºC (temperatura média). Untar uma forma de fundo removível (própria para tortas) de 22 cm de diâmetro com manteiga e polvilhar com um pouco de farinha de trigo. Reservar.

Na batedeira, juntar as gemas, o açúcar e a manteiga e bater por 5 minutos em velocidade alta até obter um creme esbranquiçado. Acrescentar a farinha de trigo e a maisena, alternando com o leite. Colocar o conhaque e o fermento e bater por mais 1 a 2 minutos. Retire a massa da batedeira e reservar. Bater as claras separadamente até o ponto neve. Incorpore-as delicadamente à massa reservada e misturar com uma colher.

Na forma untada, despejar metade da massa. Cobrir com metade das rodelas de bananas e cerejas e polvilhar um pouco da farofa. Colocar a massa restante por cima e acrescentar outra camada de bananas e cerejas. Polvilhar com a farofa restante. Assar por cerca de 60 a 80 minutos ou até que a massa começar a se desprender da lateral da forma e a superfície ficar dourada.

Retirar do forno e servir morno ou frio com chantilly.

Receita do chef Heiko Grabolle

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados