coquetel origem 02 superchefs

Coquetel de Camarão revalorização da cultura retrô

Argentinos, britânicos e americanos disputam a autoria dessa

entrada que, nos anos 60 e 70, era puro glamour.

 

 

A receita original levava camarão cozido em água ou no vapor e molho golf (maionese, ketchup, molho inglês, conhaque, suco de limão, sal e pimenta). Era preparada da Europa à América e dava um toque de requinte às mesas. Na Inglaterra, transformou-se na entrada mais popular dos anos 1960.

 

Parceiro dos crustáceos e peixes, o molho golf tem origem incerta. O chef Laurent Suaudeau, acha que descende do gloucester (maionese, creme azedo ou de leite, suco de limão, erva-doce picada e molho inglês), que tem ascendência britânica e acompanha carnes frias. Enfim, o molho golf pertence à mesma família do anglaise, cambridge, rémoulade, suédoise, tartare, vert, gold ou américaine. O ingrediente que os une é a maionese.

 

coquetel origem 01 superchefs

 

Os argentinos não vão gostar disso. Julgam-se os inventores da receita. Defendem esse primado com a mesma veemência usada para sustentar que seu país foi o berço do doce de leite, de Carlos Gardel e da caneta esferográfica. Garantem que a salsa golf, como dizem, foi criada por Luis Federico Leloir, Prêmio Nobel de Química de 1970, um argentino nascido por acaso em Paris – a mãe se encontrava na França acompanhando o marido em tratamento médico.

 

No final da década de 1920, o médico e bioquímico estava com amigos em um clube de golfe de Mar del Plata, a 404 quilômetros de Buenos Aires. Serviam-lhe diariamente o mesmo prato de camarões. Cansado da comida invariável, Leloir teria pedido ao garçom que trouxesse maionese, ketchup, molho inglês, suco de limão, sal e pimenta. Misturou e surgiu a receita.

 

coquetel origem 02 superchefs

 

Há variações antigas e novas do coquetel de camarão pelo mundo afora. Na Inglaterra, o chef Gordon Ramsay o relançou há pouco em um dos seus programas de televisão, com modificações importantes no molho golf, lá denominado marie rose sauce. Ele substituiu o ketchup por tomate fresco e acrescentou creme de abacate temperado com limão.

 

Já os americanos, que o denominam shrimps cocktail e chamam o molho golf de fry sauce, creditam sua autoria à cadeia Arctic Circle, fundada no Estado de Utah. Apontam inclusive o ano da suposta invenção: 1948. Portanto, é impossível concluir em que país nasceu o coquetel de camarão. Que os argentinos, ingleses e americanos se entendam!

 

Receita de Coquetel de Camarão.

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados