Tequila com infusão de jalapenõ

Construindo a complexidade dos sabores

Infundir líquidos com outros ingredientes saborosos é uma grande técnica para melhorar sabores, criar sabores únicos, construir a complexidade de um prato ou bebida, alterar a textura e surpreender seus clientes. Você pode infundir sabores em álcool, óleos, água, creme usando ingredientes saborosos como ervas, especiarias, sementes, frutas e outros.

 

Existem várias técnicas para infundir um líquido com um outro ingrediente, mas todos eles simplesmente consistir em colocar o ingrediente sólido no líquido e deixando-o ali até que o aroma do ingrediente é absorvida pelo líquido. As técnicas variam em que a infusão é feita a frio, a quente, sob pressão, no vácuo ou a baixa temperatura. A quantidade de tempo necessário para infundir o líquido depende da técnica utilizada, o tipo de ingrediente líquido e sólido utilizado.

 

Uma das técnicas mais recentes utilizadas para perfusão é a infusão rápida com o ISI Gourmet, criado por Dave Arnold, Diretor de Tecnologia da culinária do French Culinary Institute. Esta técnica tem muitas vantagens sobre as outras técnicas na maioria das aplicações e que está sendo amplamente utilizada na mixologia.

 

Esta técnica é não só simples, barata e rápida, mas também capta os compostos aroma fresco e delicadas do ingrediente sólido, uma vez que não necessita de calor. Basta colocar o ingrediente saboroso sólido no sifão iSi, encher com o líquido a ser infundido, carregá-lo com N2O, rosquear, esperar por uns minutos, descarregar o gás pelo bico de rápida infusão e coar o líquido infundido.

 

 

Assim como com os outros métodos de infusão, o tempo de infusão depende dos ingredientes e dos resultados desejados. Cerca de um minuto é um bom tempo para começar, mas é bom variar com mais ou menos tempo, conforme necessário, até obter os resultados desejados.

 

Ingredientes frios vai resultar em uma perfusão mais fraca. Use alimentos e líquidos quentes ou à temperatura ambiente para os resultados mais saborosos.

 

Foto capa: Tequila com infusão de jalapenõ 

 

 

Leia outros artigos da chef Angelica Vitali
×

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados