diferenca comida japonesa e chinesa - luisa chiesa - 00

Comida Japonesa e Chinesa, como diferenciar?

“Ah! Japonês, chinês, coreano, vietnamita, tailandês…

São todos iguais!”. Será mesmo?

 

 

Pela proximidade da cultura oriental e os aspectos físicos semelhantes, muita gente acaba generalizando tudo em relação ao continente asiático, inclusive quando diz respeito a gastronomia. O que muita gente não sabe, é que há uma série de diferenças, sobretudo dentro das cozinhas, que distinguem cada região e suas peculiaridades. Se você é uma daquelas pessoas que não consegue diferenciar a comida japonesa da chinesa preste atenção pois a partir de agora você saberá identificar!

A culinária do Japão e da China são facilmente confundidas pois, além da troca de costumes, por causa da proximidade dos dois países, há uma infinidade de franquias ao redor do mundo que acabam misturando as duas culinárias. As principais diferenças estão nos ingredientes utilizados e nos sabores.

 

diferenca comida japonesa e chinesa - luisa chiesa - 02

 

Na China os pratos são feitos com carnes, vegetais e legumes diversificados, peixes, arroz, macarrão, empanados, caramelados e fritos. A culinária chinesa usa vários tipos condimentos como o alho, shoyo, óleos, gengibre, já a japonesa não.

Os ingredientes predominantes da culinária japonesa são o arroz, os peixes crus, frutos do mar, vegetais e cogumelos. Os japoneses são discretos no que diz respeito aos temperos (só nisso), eles se resumem basicamente a molho de soja (shoyu), óleo de gergelim, pasta de soja (missô), sakê, vinagre de arroz, wasabi e nirá.

No dia a dia identificar as duas culinárias é fácil. Aqui no Brasil, por exemplo, na culinária japonesa, o carro-chefe é sushi, sashimi e yakisoba, enquanto na chinesa é as massas, arroz frito e os rolinhos primavera.

 

diferenca comida japonesa e chinesa - luisa chiesa - 03

 

Muita gente me pergunta sobre o Yakisoba. Afinal, é chinês ou japonês? O preparo tem origem chinesa, até porque lá que foi inventado o macarrão que conhecemos atualmente. Porém o nome dado a este preparo na China é Chow mein(炒面), que significa “Massa frita”.

Em japonês se diz Yakisoba, que tem o mesmo significado. Com o nome Yakisoba que o prato se difundiu pelo mundo inteiro portanto conhecido como prato japonês.

 

 

O QUE É CHINÊS, O QUE É JAPONÊS?

Em geral, os preparos chineses são fortemente aromatizadas com especiarias, entre elas o gengibre, pimenta Sichuan e anis-estrelado. Os pratos chineses são servidos em porções bem maiores pois os chineses tem o hábito de comer em família.

Já a comida japonesa é muitas vezes servida em porções pequenas e individuais. Em termos de apresentação há muitas variações e tudo vai depender de que tipo de estabelecimento que estamos falando.

As apresentações de restaurantes chineses mais requintados são mais elaboradas esteticamente falando, assim como a japonesa. Na culinária popular é que se vê as maiores diferenças entre os dois. Outra coisa bem interessante é que o chinês adora fazer esculturas com os alimentos, seja melancia, cenoura, pepino, tudo é válido na hora de embelezar as mesas e preparos.

 

 

PRINCIPAIS PRATOS DA CULINÁRIA JAPONESA

Sushi: É prato feito com arroz avinagrado combinado com diferentes peixes, frutos do mar, vegetais ou ovo. Geralmente é servido com wasabi e com molho shoyu.

 

diferenca comida japonesa e chinesa - luisa chiesa - 04

Hossomaki de Salmão

 

 

Tempura: Prato clássico da culinária japonesa, são vegetais ou frutos do mar, envolvidos em uma fina camada de massa feita com farinha, ovo, água, fermento e Hondashi. A fritura é realizada em gordura quente, durante poucos minutos. Normalmente é servido com molhos adocicados.

 

diferenca comida japonesa e chinesa - luisa chiesa - 05

Tempura de camarões e vegetais

 

 

Yakitori: O yakitori é o espetinho japonês. Ele é feito com pedaços pequenos de alguma proteína (ex: frango, shitake, carne bovina, carne suína, camarões, lula) ou legumes, montado em espeto de bambu e grelhado sobre carvão. Geralmente é servido com molho tare.

 

diferenca comida japonesa e chinesa - luisa chiesa - 06

Yakitori

 

 

PRINCIPAIS PRATOS DA CULINÁRIA CHINESA

 

Chow Mein: É um prato feito geralmente com macarrão ( que pode variar o tipo) vegetais, ovos e carnes (peixes, frutos do mar, porco, boi ou frango).

 

diferenca comida japonesa e chinesa - luisa chiesa - 07

Chow Mein de carne suína.

 

 

Jiaozi: Comumente chamado de pastelzinho chinês ou gyoza (como é seu nome em japonês) é feito com massa extremamente fina e recheado com carne (suína, bovina, frutos do mar ou de aves) e/ou vegetais, que pode ser cozido ou frito.

 

diferenca comida japonesa e chinesa - luisa chiesa - 08

Jiaozi de carne suína

 

 

Rolinho Primavera: Mais conhecido como rolinho primavera ou Harumaki (como é conhecido em japonês), é um rolo feito de farinha de trigo, água e sal que é frito e fica extremamente crocante.

 

diferenca comida japonesa e chinesa - luisa chiesa - 09

Rolinhos Primavera

 

Normalmente ele é servido acompanhado de molho agridoce. Este prato não é de origem chinesa, apesar de ser encontrado em alguns pontos da China. O rolinho primavera é vietnamita, mas devido as influências de outros locais que a China sofreu, ele se encontra em algumas regiões, principalmente no norte.

 

Então pessoal, espero de alguma forma ter ajudado vocês a conseguir identificar pelo menos os principais pratos característicos destas duas cozinhas mundiais e que a partir de hoje vocês possam identificar o que estão comendo e corrigir quem ainda confunde suas origens.
Até a próxima!

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados