comida de raiz - lucius gaudenzi

Comida de Raiz pelo chef Lucius Gaudenzi

A alguns anos que vemos o Brasil vivendo um “boom” do

reconhecimento e principalmente o uso dos

produtos genuinamente brasileiros.

 

 

Vários restaurantes e seus cozinheiros, ou Chefs como queiram, estão valorizando insumo orgânicos, temperos, raízes, frutas, vegetais e proteínas oriundas de suas regiões. Acho muito bacana isso tudo que tenho visto e experimentado, afinal pratos maravilhosos sendo preparados com o que temos de melhor.

 

comida de raiz - lucius gaudenzi

 

Bacana ter espumas de coentro, musseline de fruta pão, balotine de galinha acipira e por ai vai. Algumas fusões bem interessantes e claro, muitas “confusões” também. Mas o que faz a gastronomia uma arte interessante são justamente estas tentativas de mixagem de sabores e ate de alguns erros nascem receitas maravilhosas desde os antigos tempos áureos da culinária francesa que perduram ate hoje.

 

comida de raiz - lucius gaudenzi

 

Eu particularmente estou vivendo um momento interessantíssimo, pois estou desenvolvendo um menu onde esta sendo preciso muito estudo em busca de receitas das raízes baianas.

 

comida de raiz - lucius gaudenzi

 

Tenho estudado Guilherme Radel, Indaya Alves, Sr. Osorio, Moreira e vários outros, entre eles minha querida Mãe Dona Boinha e minha Avó Carmelita. Visitado restaurantes antigos, feiras populares e ido muito a bairros do subúrbio, onde esta historia não morreu.

 

comida de raiz - lucius gaudenzi

 

A cada dia fico mais feliz em resgatar estas maravilhas que a cada dia fica mais difícil de se encontrar e principalmente em estar aguçando a minha memória degustativa.

 

comida de raiz - lucius gaudenzi

 

A cada prato que cozinho vem na mente minha infância e quando vejo os clientes no restaurante babando com os pratos e elogiando o menu meu sorriso vai de orelha a orelha.

 

comida de raiz - lucius gaudenzi

 

Sei que estou fazendo um bem pra mim e principalmente para as pessoas que nao sabiam mais onde encontrar estes pratos para saborear. Moqueca de carne, roupa velha, língua de boi, rabada, moqueca de ovo com camarão seco, quiabada, xixim de galinha, culhão de boi, galinha a cabidela e bacalhau de martelo são apenas algumas das maravilhas que estou re-descobrindo e me deliciando a cada novo prato produzido.

 

comida de raiz - lucius gaudenzi

 

Venho de uma última formação em gastronomia francesa pela Le Cordon Bleu e acho muito engraçado quando alguns me questionam o porque de estar cozinhando estes pratos… Eu abro um sorriso gostoso e digo a eles, quem faz comida francesa é francês, eu utilizo as técnicas aprendidas em nossa gastronomia e a cada dia estou muito mais feliz por isso.

 

comida de raiz - lucius gaudenzi

 

Outro lance bem bacana é que na minha equipe tenho vários estudantes de gastronomia, garotos que estão tendo a oportunidade de conhecer estas receitas e descobrir “novos antigos” sabores.

 

comida de raiz - lucius gaudenzi

 

Tenho certeza que este trabalho esta sendo muito importante para mim, para a minha equipe, clientes e de alguma forma trabalhando para manter viva a “comida de raiz”.

 

comida de raiz - lucius gaudenzi

 

 

Lucius Gaudenzi - bottom - superchefs

Lucius Gaudenzi chef. de cozinha formado pelo SENAC em parceria com a escola de administracao do Exercito em 1990. Formado pela Hostec intenational Hospitality College na Austrália e em cozinha francesa pela Le Cordon Bleu de Paris.

Chef Executivo
55+ 71 9192-1590
Intagram : @luciusgaudenzi
Twitter: @lucius_gaudenzi
Face Book: Lucius Gaudenzi

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados