dia do fotografo - 00 - superchefs

Comida a foto e o fotógrafo

Como seria um mundo sem lembranças e memórias para podermos mostrar ao mundo tudo aquilo vimos e vivemos? Como poderíamos eternizar aquele instante especial que gostamos de ver para lembrar e sentir tudo de novo? Como poderíamos olhar para os entes queridos por tempo indeterminado, se não apenas na nossa efêmera memória visual? Como poderíamos revelar o mundo através dos nossos olhos críticos? Como poderíamos traduzir uma imagem apenas por palavras? Como poderíamos nos expressar? Como daríamos vida e beleza ao despercebido e indiferente?

 

Cada um de nós se interessa pela fotografia por um motivo, aplica técnicas diversas, foca em aplicações divergentes e a usa para finalidades diferentes, porém a paixão que nos envolve e não nos deixa abandoná-la nunca mais é a mesma, forte e incontestável.

 

O dia do fotógrafo é comemorado no Brasil em 8 de Janeiro e tem com o objetivo celebrar o profissional de fotografia. O fotógrafo é o profissional responsável por fazer fotografias que podem ser estáticas ou dinâmicas e pode atuar em diversas áreas ligadas a parte visual como filmes, fotojornalismo, publicidade, moda, eventos, instituições oficias entre outros.

 

A profissão de fotógrafo é muito importante na sociedade, pois esse profissional é o responsável por captar imagens sejam elas belas ou tristes e tem fundamental importância no cotidiano, como por exemplo na ilustração de notícias seja no jornal ou na internet, bem como o registro de momentos como um simples álbum familiar até um grande evento.

 

dia do fotografo - 01 - superchefs

 

A profissão de fotógrafo no Brasil

Com as novas tecnologias e equipamentos disponíveis a todos, qualquer um pode tirar fotografias, porém somente com um olhar técnico e profissional é que poderá ser obtido um resultado satisfatório, tornando necessário o trabalho do profissional de fotografia.

 

Existem ainda aqueles que tem a fotografia como paixão, mas não exercem a profissão. Diversos artistas expõem suas fotos como arte, porém sem serem fotógrafos de carreira, com um olhar mais voltado para a arte. Outras pessoas tem a fotografia como um hobby e acabam buscando conhecimento na arte de fotografar e tornando-se amantes da fotografia.

 

Existem vários cursos superiores nessa área que preparam o profissional para o mercado, formando competências como: retrato, moda, arquitetura, fotografia científica, audiovisual, fotojornalismo, entre outros. Geralmente esses cursos focam na fotografia digital porém também trazem um estudo aprofundado dos processos fotoquímico e analógico.

 

dia do fotografo - 02 - superchefs

 

 

Dia Mundial da Fotografia

Em âmbito internacional o Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de Agosto, que remete a 19 de Agosto de 1939, quando foi apresentado ao mundo a partir de Paris na Academia de Ciência da França, o primeiro equipamento de fotografia a ser comercializado, o chamado Daguerreótipo, que tinha origem no nome de seu inventor o francês Louis Jacques Mandé Daguérre.

 

 

Origem do Dia Nacional de Fotografia

No Brasil a origem do dia nacional de fotografia está ligada a data de chegada do primeiro Daquerreótipo ao Brasil, que segundo a história aconteceu em 1840, trazido pelo abade Louis Compte, que apresentou a novidade ao imperador Dom Pedro II, que foi o primeiro fotógrafo do Brasil.

 

Existem no entanto algumas controvérsias com relação ao descobrimento da fotografia, pois no Brasil antes do lançamento do Daguerreótipo na França, já haviam relatos de que o pesquisador Hércules Florence havia anunciado a criação de equipamento de fotografia, sendo uma das primeiras pessoas a utilizar o termo fotografia em Agosto de 1832, na cidade de Campinas em São Paulo.

 

 

por Walef Marques  | via Calendariobr

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados