pirenopolis-raizes-gilmar-borges-queijo-leite-00-ok

Coisas que fazem Pirenópolis

As iguarias culinárias da cidade de Pirenópolis no estado de Goiás são uma grande referencia na gastronomia de raiz, com influencia de Negros, Índios e Bandeirantes Paulistas tornou-se de extrema importância. Hoje podemos falar que através do resgate e da valorização destes pratos com seus ingredientes únicos (com um pé no Bioma Cerrado e outro na Cozinha Rural) é um dos maiores atrativos do estado atraindo turistas e amantes da boa mesa para conhecer e saborear sua culinária típica pelas suas maravilhas e iguarias de Pirenópolis.

 

Cidade berço da cultura Goiana hoje retrata em sua cozinha exótica as receitas e particularidades que só encontramos em Pirenópolis, por ser uma das primeiras cidades do estado, se tornando um parque de diversão para os comensais da boa mesa.

 

Pirenopolis - Gilmar Borges - Superchefs ok

Encantos de Pirenópolis

 

Hoje para se falar em cozinha de Raiz Pirenopolina temos que pensar nas receitas das famílias tradicionais que ate hoje é feita e preservadas pelas senhoras e mestres griôs da cidade fazendo destas iguarias um grande momento cultural. A beira de um bom fogão a lenha e na mesa com grandes bancos podemos saborear estes pratos e saber as historias da cozinha goiana.

 


 

Um dos mais interessantes momentos de boa mesa é a Festa do Divino Espirito Santo e as Cavalhadas que apresenta através da devoção religiosa as tradições gastronômicas da cidade com seus Pousos Folias, Reinados, Juizados e através dos jantares oferecidos aos Cavaleiros Mouros e Cristões as tão disputadas “Farofadas”. Como pesquisador e chef de cozinha venho procurando valorizar, resgatar e documentar esta cozinha tão diferente e cheia de tradição, que vem sendo esquecida por muitos Goianos que só se preocupam com a alta gastronomia e deixa suas tradições de lado, esquecem que a gastronomia tecnológica só existe porque a cozinha de raiz esta firme e forte fortalecendo a nossa maravilhosa Cozinha Brasileira.

 

Hoje através dos ingredientes antigos e exóticos da cozinha de raiz muitos Chefs vem se destacando e procurando valorizar nossas riquezas usando os produtos e ingredientes em seus pratos com técnicas da alta gastronomia fazendo com que sua cozinha tenha um destaque nacional e mais sucesso.

 

Um dos ingredientes que tem se destacado é a “Castanha de Baru” que fez com que a cidade se projetasse no mundo da gastronomia e despertasse o olhar das pessoas para o nosso Bioma Cerrado, muitos dos produtos, frutas e frutos de Goiás tem origem no Cerrado Goiano e que já era utilizado pelos índios dês da colonização do estado.

 

 

Vamos destacar algumas:

  1. Veronica um Alfenim em formato de medalha com estampas religiosas;
  2. Doce de Jabuticaba Verde feito pelas senhoras tradicionais da cidade;
  3. Berem iguaria feita na folha de bananeira e vendida antigamente pelas ruas da cidade;
  4. Biscoito de queijo quitanda feita tradicionalmente na cidade para se receber as visitas;
  5. Licores e Vinhos artesanais servidos nos Reinados e Juizados;
  6. Tachadas comidas feitas nas tachas de cobre para os Foliões do Divino;
  7. Farinha Fofa uma merenda servida nas mesas mais humildes da cidade;
  8. Costelinha de Porco com Catolé um palmito amargo de Cerrado comida de Garimpeiro;
  9. Doces Cristalizados e cobertos servidos nos Saraus e Casamentos;

 

Comidas de Folia, pratos da cozinha rural servido nos pousos nas Fazendas da cidade.
Para concluir quero dizer que a Gastronomia de Raiz continua sendo o sucesso e a minha grande paixão. Vamos valorizar nossas tradições?

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados