william-santos-00-superchefs

Determinado e teimoso chef William Santos, uma das estrelas da gastronomia mineira

Filho de Ronilson Antônio dos Santos, Rosangela Aparecida da Silva, William Antônio dos Santos 01/05/1988. Nascido em Belo Horizonte/MG dia 01 de maio de 1988.

 

Começou em 2001, após a perda do seu irmão Marlon Bruno que veio a falecer… e com a separação dos seus pais.  Não teve muitas escolhas na vida, com 13 anos foi a trabalho pro Rio de janeiro com seu pai…. que por sua vez é Chef de cozinha e sempre foi seu exemplo e espelho.

 

william-santos-03-superchefs

 

Em 2007 voltou pra BH onde terminou seu estudo na Funec de Contagem. Passou na Estácio de Sá em Gastronomia 2008, fez 2 periodo ganhou uma bolsa no Senac Rio e formou em Gastronomia em 2010. Voltou pra Belo Horizonte/MG começou fazer algumas receitas, entrou no Ouro Minas. Ficou por 1 ano, em 2011 começou a trabalhar como Jurado, 2012 começou fazer curso de Alta Gastronomia no Iga. onde fez 3 períodos … Mais devido a ha muitos compromissos William Santos, começou a viajar para vários estados disputando sempre festivais de Gastronomia

 

Em 2013 entrou com o Prato sonho de noiva no João da Carne. Onde o prato foi eleito a melhor por média de votação. Em 2013 Ganhou o titulo da Revelação de Gastronomia Mineira pela a revista veja de BH.

 

Participou do Sabor de São Paulo com Arquitetando na cozinha com JP. Onde o prato foi o melhor do festival.

 

william-santos-06-superchefs

 

O que e quem o inspirou a se tornar um cozinheiro, quais suas primeiras lembranças?

Meu Pai sempre foi referência pra mim. Até mesmo nos dias de hoje! Gosto muito do Interior, fogão a lenha, café coado, bolo de fubá. Meu prato preferido era — e ainda é — o frango ensopado com polenta do meu Avô .

 

 

Qual a maior dificuldade que encontrou no decorrer destes anos?

Tudo no começo foi complicado mais ao decorrer dos anos, meu Pai foi me lapidando com o sistema dele de trabalho,  eu sempre respeitei meu Pai… saudade do almoço de domingo com a família reunida. Saudade de alguns Amigos entre outros.

 

william-santos-02-superchefs

 

Por favor, diga aos nossos internautas quem são seus ídolos?

Meu ídolo é Deus… Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência…Alex Atala é uma grande referência hoje na Gastronomia Mundial.

 

 

 Você pode nos contar alguns dos seus segredos sobre a arte de apresentação de pratos?

Sempre tive fidelidade com a Gastronomia. Amo o que faço,sempre faço com Amor e dedicação. Saber reconhecer,ter humildade de ouvir criticas.

 

 

Qual a sua especialidade, o tipo ou um prato em específico?

Gastronomia Mineira. Comida de Buteco ‘’Sonho de Noiva’’

 

william-santos-04-superchefs

 

Quais os ingredientes que mais gosta de trabalhar e que menos gosta?

Valorizo muito o “feito a mão”, feito com carinho e amor, que não deixa a desejar nunca.

 

 

Qual seria seu roteiro gastronômico dos seus sonhos?

Roteiro Gastronômico em Paris seria tudo de bom. Amo a Gastronomia Mineira!

 

william-santos-07-superchefs

 

8 Qual o seu conselho para aqueles que querem seguir a paixão pela cozinha, mas têm medo de arriscar?

Faça tudo o que puder com amor e dedicação. O sucesso virá como conseqüência de tudo que você plantou um dia… Não tenha medo de arriscar Gastronomia é tudo de bom. Busca sempre o seu limite que um dia, de alguma maneira você vai chegar lá.

 

 

 9 Se você pudesse fazer um jantar para alguém que você admira, quem seria e qual seria o cardápio?

Minha Noiva Bruna Santos sempre… esteve comigo em todos os momentos que eu passei ao longo desses 6 meses. Merece todo meu Amor e respeito, ela é um presente de Deus na minha vida,

Prato Principal Coq au Vin

Sobremesa: Petit Gateau

 

william-santos-01b-superchefs

 

Qual a importância da equipe de cozinheiros e auxiliares em sua cozinha?

A  cozinha é o coração do restaurante é o lugar a onde devemos ter humildade,aos amigos de profissão seja ele,Auxiliar ou Cozinheiro. Todos tem papel de extrema importância principalmente na preparação dos Alimentos. Sem eles os pratos vão vazio pra mesa. Valorizo todos,um dia comecei lá de baixo até chegar a onde eu cheguei. Embora a estrada Gastronômica seja longa!

 

 

Qual mensagem deixaria aos nossos leitores?

Gostaria de agradecer a oportunidade de bater um papo legal com os leitores de um site tão bacana que é o Super  Chef, e dizer que é muito importante valorizarmos a nossa gastronomia, que possui excelentes produtos, pois esse é o caminho para colocarmos a Gastronomia Brasileira entre as principais do mundo. Cozinhar é muito bom, seja profissionalmente ou como hobby, e para quem possui o desejo de aprender a cozinhar, basta ter persistência e força de vontade. Acredito que a partir do momento que uma pessoa saiba cozinhar, a sua alimentação será mais saudável, ponto que considero muito importante nos dias de hoje, e por isso não abro mão da boa alimentação. William Santos

 

 

Receita especial do chef, Salmão ao molho de maracujá

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados