Chef Mokrane Kahlal, das areias argelinas a iluminado Brasil

Nascido na Argélia, e com vivência profissional em vários países do mundo, como França,  Portugal, Espanha, Turquia, Marrocos, Tunísia, Argélia, Grécia, Egito, Canada, Brasil, 4 anos em  cruzeiros marítimos na Royal Caribean Cruiser, entre outros.

Iniciei os meus estudos na gastronomia em 1986, e exerço a profissão a partir de 1992, e até hoje sou um apaixonado pela área. Em 2001 tive o título de Chef de Cozinha na Comunidade Européia.

Mokrane Kahlal 01 SuperchefsDos meus maiores desafios, destaque para as celebridades que tive a honra e oportunidade de servir, como a Princesa Carolina de Mônaco em sua estadia no Hotel Radisson SAS*****   em Atenes- Grecia.Mokrane Kahlal 09 Superchefs

Coordenei a equipe que preparou o jantar de recepção ao Presidente da República de Portugal, Sua Excelência o Sr. Jorge Sampaio, em sua visita oficial a Argélia em 2003.

Integrei a equipe que preparou o jantar de recepção ao Presidente da República da Argélia, Sua  Excelência o Sr. Bouteflika, durante a visita oficial a Portugal em 2005.

Vários pratos de fusão da culinária Européia/Árabe de minha autoria foram capa de revista, entre eles a Revista Intermagazine.

Mokrane Kahlal 03 SuperchefsEm 2007, fui escolhido como representante de minha terra natal (Argélia), com a realização de um documentário mostrando a minha história de vida, meu crescimento e sucesso profissional, veiculado na Televisão Argelina RTA.

Especializado em Gastronomia Internacional, Mediterrânica e Árabe.

Graduado pelo Institut de Hautes Etudes et Arte Culinaires, Gilon – Lausenne, Suisse, como bacharel em Altos Estudos em Gastronomia.

Carteira profissional de Chef de Cozinha pelo Ministério de Trabalho de União Europeia.

Certificado de formação Profissional de Higiene e Segurança Alimentar (HACCP).

Certificado de food cost pela Escola Superiore de Hotelaria de Estoril – Portugal.

Curso pela Escuela Suiza de Alta Dirección de Hotel Les Roches Marbella em Espanã-Gastronomia Andaluza.

Mokrane Kahlal 02 Superchefs

Membro  ACPP –   Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e WACS –  World Association Of Chefs Societies.

Atualmente, sou Chefe Executivo dos Restaurantes Labaredas Grill, Labaredas Bis e Confraria do Sabor, além de prestar consultoria, assessoria e cursos de gastronomia no Brasil.

Mokrane Kahlal 06 Superchefs

SuperChefs – O que e quem o inspirou a se tornar um cozinheiro, quais suas primeiras lembranças?

Mokrane Kahlal – A minha mãe foi uma grande doceira e foi, sem dúvida, a minha maior inspiração na área. Venho de uma família de gastrônomos, assim desde pequeno eu vivi a volta do fogão e das panelas. Meus tios maternos foram grandes chefs e com forte presença na gastronomia francesa.  Por fim, seguramente, a gastronomia está no meu sangue há gerações, sendo que minha filha segue o mesmo caminho, atualmente.

 

SuperChefs – Qual a maior dificuldade que encontrou no decorrer destes anos?

Mokrane Kahlal – Em geral, não encontrei grandes dificuldades no meu passado, mas posso dizer que no Brasil, no início de minha chegada tive que demonstrar o meu valor e as minhas capacidades profissionais  e humanas e conquistei o meu lugar.

Mokrane Kahlal 05 Superchefs

SuperChefs – Por favor, diga aos nossos internautas quem são seus ídolos?

Mokrane Kahlal – Georges Auguste Escoffier, o rei dos chefs, o nosso Rei!   Chef francês, restaurateur e escritor que popularizou e renovou os métodos tradicionais da culinária francesa.

 

SuperChefs – Você pode nos contar alguns dos seus segredos sobre a arte de apresentação de pratos?

Mokrane Kahlal – Não tenho segredos, sou muito verdadeiro, sigo o meu instinto e a tradição de meu povo árabe e das minhas vivências pelo mundo. Além disso, a energia da equipe é essencial, bem como colocar amor em tudo o que se faz na gastronomia, pois essa é a base de todo êxito.

A apresentação dos pratos, contudo, é fundamental para aguçar todos os sentidos humanos: primeiramente pela visão, pois comemos com os olhos, em seguida, pelo olfato, o que requer habilidade na escolha dos temperos, ervas e especiarias. Após, degustamos pelo tato, como o índio, árabe ou asiático entre outros, de modo que sentimos a textura em nossas mãos e dedos. Ainda, a audição deve estar presente com música ou sons agradáveis para que o paladar seja inesquecível e cercado momentos memoráreis. Isso é cozinhar com amor e prazer, pensando sempre em nossos clientes. Recomendo a leitura do livro O Último Chef Chinês (The Last Chinese Chef), autora Nicole Mones, editora Suma de Letras, que fala sobre isso.

Mokrane Kahlal 07 Superchefs

SuperChefs – O que mais gosta de cozinhar?

Mokrane Kahlal – Sou especializado em Gastronomia Internacional, Mediterrânica e Árabe, amo e sou apaixonado pela culinária árabe. Entretanto, a vivência pelos diversos países do mundo me propicia a elaborar diversos pratos de modo que é difícil escolher um prato específico. A Rose de Sable é um doce que elaborei em homenagem a Argélia, meu país, e muito apreciado.

 

SuperChefs – Quais os temperos orientais que costuma utilizar?

Mokrane Kahlal – Adoro as famosas especiarias do Oriente que seduziram o Velho Continente e fazem toda a diferença  nos pratos, como por exemplo sumagre, canela, água de flor de laranjeira, água de rosas, açafrão, cardamomo, cominho, essência de romã, miski, baharat, tahine, entre outros.

SuperChefs – Seria sua viagem dos sonhos?

Mokrane Kahlal – A minha culinária e os sabores do Mediterrâneo, fazer um menu de cada país que fica a volta de mar mediterrâneo desde Portugal até Marrocos passando pela Grécia, Itália, Turquia, Líbano. Viajar pelos sabores desses países e os seus aromas, fazendo um bacalhau a lagareiro de Lisboa, uma moussaka de Atenas, Baklawa de Istambul, um kibi de Beirute, uma churba de Argel e um couscous de Marrocos.

Mokrane Kahlal 11 Superchefs

SuperChefs – Qual o seu conselho para quem esta começando nesta área?

Mokrane Kahlal – Se eu pudesse voltar atrás eu faria tudo de novo, da mesma forma e me formaria cozinheiro novamente. Deixaria como conselho que tenham amor na arte de cozinhar, e sobretudo, que tenham muito preparo, pois o mercado é muito competitivo e os clientes são cada vez mais exigentes, o que requer preparo, dedicação, perseverança, conhecimento, prática e inovação.

Mokrane Kahlal 10 Superchefs

SuperChefs –  Se você pudesse fazer um jantar para alguém que você admira, quem seria e qual seria o cardápio?

Mokrane Kahlal – Esse jantar será para uma pessoa muito especial na minha vida, que me faz feliz cada dia mais!! Susana Neumann, minha amiga, namorada e companheira de todas as horas.

– Samusa de queijo brie na redução de balsâmico de romã com pera em vinho de Porto

– Mille feuilles de salmão na cama de repolho em vinagre trufado de maçã com migas de batata de alho.

– Cheesecake de abóbora com calda de cacau e mel e biscoito de germe de trigo

 

Receita Especial do Chef.: Rose de Sable – Rosa do deserto

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados