Chef Carlos Ribeiro o rei do picadinho e sua trajetória… dilícia!

Nasci em João pessoa e comecei a cozinhar por lá mesmo isso já com quase 30 anos, há 20 anos estou em São Paulo e comecei o meu trabalho passando por alguns restaurantes que me deram muita base e apoio que foram: Athaliba Bistrô, La Coruña, Lópen, Mamarana e Bucatinni e depois em 2009 no dia 25 de Janeiro abri o Na Cozinha.

 

carlos ribeiro - 04 - superchefs

 

 O que e quem o inspirou a se tornar um cozinheiro, quais suas primeiras lembranças?

Meus avós tinham negócios do ramo da alimentação: Meu avô paterno do qual eu herdei o nome Carlos Ribeiro tinha um hotel chamado Hotel do Juiz por ficar ao lado da faculdade de Direito onde funcionava um restaurante também, do outro lado da praça no mesmo endereço o mesmo avô tinha uma lanchonete chamada Lavousier ( se fazia sopas a preços populares com o que sobrava do Hotel. E minha avô materna fazia bolos de casamentos, tinha uma loja de doces e fazia os grandes bolos de casamentos da época.

 

chef carlos ribeiro - 06 - superchefs

 

Qual a maior dificuldade que encontrou no decorrer destes anos?

Mão de Obra! Pessoas com falta de compromisso.

 

 

Por favor, diga aos nossos internautas quem são seus ídolos?

Meu pai e minha mãe que me mostraram sempre os meus caminhos, minha irmã Flávia que é um exemplo de força e determinação.

 

chef carlos ribeiro - 13 - superchefs

 

 

Você pode nos contar alguns dos seus segredos sobre a arte de apresentação de pratos?

Eu sempre busco muito a literatura brasileira é meu grande marco de pensar essas apresentações.

 

 

Qual a sua especialidade, o tipo ou um prato em específico?

Gosto muito de fazer moquecas pela exuberância do prato, beleza, riqueza a cor de ouro do dendê;

 

carlos ribeiro -14 - superchefs

 

Quais os ingredientes que mais gosta de trabalhar e que menos gosta?

Os que estão caros geralmente não uso, mas o que mais gosto é leite de coco e dendê.

 

carlos ribeiro - 16 - superchefs
Qual seria seu roteiro gastronômico dos seus sonhos?

Thailândia, China, Vietinã, Laos, Coreia.

 

 

Qual o seu conselho para aqueles que querem seguir a paixão pela cozinha, mas têm medo de arriscar?

É de não ter medo hahhahahaha o mais importante é gostar. Mas sempre vejo que as pessoas precisam entender que tem de haver dedicação em tudo que se faz, principalmente, quando o assunto é comida.

 

carlos ribeiro - 17 - superchefs

 

Se você pudesse fazer um jantar para alguém que você admira, quem seria e qual seria o cardápio?

Nossa que pergunta difícil – Mas eu até já pensei e fiz para uma pessoa que admiro foi a Chirtine Yufon – Fiz um arroz com lagosta e feijão Tauci e aromatizado com um chá chinês ( tipo um baião de dois chinês) um prato Sino – Brasileiro.

E a outra pessoa seria Dona Betina Orinco uma querida – Para ela eu faria uma moqueca de siri mole bem suculenta e serviria com um bom champagne porque  ela merece…..

 

carlos ribeiro - 08 - superchefs

 

Você está comercializando produtos… por que começou a fazê-lo e quais produtos são?
Engraçado que sempre começamos um trabalho achando que sabemos de tudo, direcionamento de mercado e tudo mais…dai os clientes sempre nos pontuam os desejos do mercado que acaba sendo ele o rumo correto ou seja ele tem um desejo e quer este beneficio e quem for inteligente vai fazer não é?

 

carlos ribeiro - 18 - superchefs

 

 

Nossos Produtos: Leve o na Cozinha para casa – Petiscos como Bolinho de arroz, bolinho de feijoada recheado com carne seca e couve, Bobo frito de camarão. Nosso picadinho campeão, Baião de Dois, Baião do Mar, Sopas, Molhos, Molho de Pimentas, e nossa farofa de cebolas além de sobremesas como churros com doce de leite, pudim de café e geladin de doce de leite

 

 

Algumas Dilícias do chef Carlos que você também pode levar para casa

mix de petiscos
que vai o bolinho de feijoada recheado com carne seca e couve, empanado com farinha de mandioca. Bolinho de arroz com queijo, e o nosso bobo frito de camarão.
Picadinho
Arroz de Hauçá
Bobó frito
Bolinho de feijoada
Geladin de doce de leite
Produção dos bobós...

 

Que público pretende atingir com essa ação??

Vamos divulgar no famoso boca a boca, mas também hoje dispomos das redessociais que são incríveis e a resposta é sempre imediata, Lembro quando estudava Gabriel Cohn ele falava das aldeias globais eu era muito menino isso em 1977 quando estudei Comunicação Social – sim fiz Relações Públicas. E hoje vejo essa realidade acontecendo, além das mídias impressas temos uma variedade de hoje realmente expressar nosso trabalho de diversas formas.

 

carlos ribeiro - 07 - superchefs

O público hoje está mais bem receptivo quando o assunto é comida. Desta forma o público que imagino atingir será a grande massa que hoje está muito interessada em cozinhar e comer bem. Acho que mais difícil será atender tanta gente que procura, mas estamos ai trabalhando bem isso.

 

carlos ribeiro -24 - superchefs

 

Como são suas aulas e a quem são destinadas?

Os nossos cursos estão indo no ritmo bom há cinco anos. Os cursos são divididos em móduloscada modulo contemplam 10 aulas, e depois a quem interessa temos outros módulos todos sempre com 10 aulas Ex: Cozinha Brasileira, Cozinha Japonesa, Cozinha Internacional, Cozinha Mediterrânea,

 

carlos ribeiro - 20 - superchefs

 

Qual a periodicidade delas, quanto tempo leva curso? São módulo?

Módulos… Normalmente quando um termina na sequencia começamos outro. sendo uma vez por semana chega dois meses. alguns acontecem 2 x por semana. Depende da oferta de calendário. Modulos de 10 aulas. Sempre.

 

carlos ribeiro - 20 - superchefs

 

O que fez o seu picadinho ser o campeão em SP, uma cidade com tatas opções..qual é o diferencial?

Acredito que tudo que fazemos com dedicação,traz um diferencial, uma hora os bons frutos aparecem. Depois uso das técnicas corretas, bons ingredientes. Traz resultados como essas duas premiações pela Revista Epoca SP e pelo Caderno Paladar.

 

carlos ribeiro - 25 - superchefs

 

 

Confira aqui a receita do famoso Picadinho do Na Cozinha

 

 

Qual mensagem deixaria aos nossos leitores?

Que devemos sempre fazer nossa comida com dedicação respeitando os ingredientes e sabendo tirar deles o máximo que pudemos para uma boa comida.

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados