Chatasca - Alicio Charoth 1

Chatasca um convite à partilha

A Chatasca” é um pratos generoso criado pelo Chef Alicio Charoth, elaborada em uma grande panela de barro, oferece a mistura do feijão fradinho, carne seca, quiabo, abóbora e banana da terra.

 

A Chatasca é um convite à partilha, ao encontro, aposta na mistura, pequeno reflexo da nossa natureza, concilia através da arte, cotidiano e cultura. O Chef buscou inspiração na cultura culinária do Rio Grande do Sul, bem como de toda a região do Pampa.

 

Chatasca - Alicio Charoth

 

O charque tem um papel muito importante na história e economia brasileiras, viabilizando a expansão da criação de gado e a fixação de habitantes em zonas rurais.

 

Chatasca - Alicio Charoth charque

 

Em decorrência da demanda crescente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, os fabricantes de charque começaram, no início dos anos 70, a reivindicar a aprovação de um produto, para comercialização regional, com teor de umidade maior do que o permitido, pois este podia prescindir da alta estabilidade, só obtida na prolongada fase de secagem.

 

Chatasca - Alicio Charoth

 

Até então o interesse dos colonizadores pelo gado se resumia ao couro, que era de grande importância na vida cotidiana da colônia. A carne era apenas para uso familiar, e todo o excedente era desprezado. Calcula-se que o rebanho livre tenha chegado a cerca de 48 milhões de reses e um milhão de cavalos.

 

Chatasca - Alicio Charoth 1

 

Depois de 1780 o gado livre começou a rarear, mas então se abriu um novo e amplo mercado para a carne que era descartada, iniciando a cultura das charqueadas, cujo produto seguia para o Nordeste a fim de alimentar os escravos dos engenhos de açúcar. Hoje o charque faz parte cotidiana da culinária do Nordeste, com pratos delicioso e cortejados por todos.

 

Chatasca - Alicio Charoth 4

 

 

O Chef Alicio Charoth, brasileiro e baiano, com atuação no mercado gastronômico, e uma experiência acumulada há mais de 32 anos, esclareço já ter atuado neste segmento em princípio como cozinheiro, evoluindo para cozinheiro chefe, sócio-gerente de restaurantes conceituados em Salvador/Bahia, como o Maria Matamouro e o Café Odeon, com vasta experiência no mercado europeu mais precisamente em Portugal e Espanha.

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados