cervejas de portugal -00- Marco Falcone

As cervejas de Portugal

Falke Beer

 

 

Estive o mês de setembro viajando pela Europa. Minha porta de entrada, também como a de saída, foi pela belíssima Lisboa. Portugal é nossa terra mãe, um espaço muito querido e gostaria de comentar minha visão cervejeira deste belo país.

 

cervejas de portugal -01- Marco Falcone

 

Há muito a se considerar de uma cultura aplicada ao vinho, que conserva não só o hábito e a história, mas também a economia deste país, e que muitas vezes manteve-se intolerante em partilhar o mercado com outras bebidas. Desta forma, o comando do fabrico da cerveja foi praticamente dominada por duas gigantes, a Unicer e a Central de Cervejas, que dominam mais de 98% do mercado de cervejas de Portugal.

 

cervejas de portugal -02- Marco Falcone

restaurante Santa Clara dos Cogumelos

 

Talvez por isto, o país não esteja inserido no que chamamos na Europa, de “Renascimento da Cerveja Artesanal”, já que nunca realmente nasceu. O que vemos são pessoas que reconhecem como marcas populares e de orgulho nacional as duas cervejas “main stream” produzidas por lá, a ponto de terem associações de colecionadores fervorosos que valorizam e prestigiam de forma intensa estas duas marcas.

 

cervejas de portugal -06- super bock

 

Acostumado a balizar meu paladar por cervejas também “main stream”, mas que sejam puro malte, costumo consumir uma lager mundial, a Heineken, quando não tenho acesso às demais cervejas especiais.

E em Lisboa tive reações curiosas, quando as solicitava. No restaurante, quando questionava, – vocês têm Heineken? – muitas vezes a resposta era: “infelizmente sim”, em uma insatisfação por não estar pedindo uma das sagradas portuguesas “Super Bock” ou “Sagres”, verdadeiras siglas da adoração cervejeira nacional.

 

cervejas de portugal -02- sagres

 

Por outro lado, tive a satisfação de encontrar, no restaurante Santa Clara dos Cogumelos, na Feira da Ladra, que ocorre aos sábados no Campo de Santa Clara próximo ao castelo de São Jorge e ao Panteão Nacional, a magnífica Barley Wine “Maudita”, um exemplar das melhores cervejas que já experimentei. Está nascendo uma ótima cerveja mundial, feita em Portugal.

 

Falke Beer

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados