Saida_do_Olodum_Carnaval_de_2010-00

Carnaval baiano, acarajé, cerveja e folia

Verão na Bahia, o calor aquece a galera e a ansiedade aumenta. Praias lotadas, festas para todo lado, galera bonita e muitos turistas por toda parte. Hora de fazer valer a pena todo o esforço do ano. A malhação pesada, o trabalho árduo, os estudos concluídos e curtir a alta temporada.

 

 

Muita acarajé, moqueca, sarapatel, feijoada, dobradinha e tantas outras comidas maravilhosas. Caiprinha, cerveja gelada, sucos naturais e água de coco. Os cardápios são variados, para agradar a todos.

 

lucius-gaudenzi-01-superchefs

 

Stela Maris, Praia do Forte, Itacaré, Morro de São Paulo, Porto Seguro, Trancoso, Barra Grande, Ilha de Itaparica e por ai vai, o verão na Bahia eh maravilhoso. Vale pedalar, andar de skate, jogar bola, surfar altas ondas ou simplesmente deitar e relaxar curtindo o visual.

 

lucius gaudenzi 02 SuperChefs

 

Mas para uma tribo esta eh uma época onde o coração começa a acelerar, a temporada no Hawaii esta começando. As ondulações já bombam nos corais afiados. As pranchas prontas, a saúde a mil, concentração total pois eh hora de viver mais um sonho. Todos os olhos do mundo se voltam para as ilhas havaianas. O encerramento do circuito mundial, a expectativa para a realização do Eddie Aikau, a premiação XXL, as monstruosas ondas de Jaws, os poderosos tubos de Pipeline, enfim, eh hora do bicho pegar de verdade. Os baianos com certeza estão super preparados, Danilo Couto, Marcio Freire, Heloy Junior, Lapo Coutinho, Alfredo Vilas Boas, Yuri Soledade e o estreante Yage Araujo são os nossos representantes do primeiro escalão.

 

Na certeza que todos na Bahia ou no Hawaii estarão se preocupando com a alimentação , mando algumas dicas super importantes e lógico uma receita super saudável para todos aproveitarem ao Maximo a temporada que se inicia.

 

lucius-gaudenzi-02-superchefs

 

Beber muito liquido e não abusar do álcool ,fazer uma alimentação balanceada com muitas frutas, vegetais, proteínas, carboidratos e minerais. Descansar bastante, pois o sono reabastece o corpo e a alma e o mais importante, abrir o sorriso, viver seus sonhos e aproveitar ao Maximo cada segundo de forma consciente, aloha!

 

 

Ceviche Balines

Ingredientes:

 

1/2 kg de polvo
1/2 kg de peixe branco
1/2 kg de camarões
1 cebola grande branca
1 cebola roxa
1 pimentão vermelho
500 ml de suco de limão
1 dente de alho
2 pimentas dedo de moca (eu prefiro com malagueta)
10 gr de gengibre ralado
200 ml de vinho branco seco
2 star anises
50 ml de azeite virgem de oliva
Salsinha, sal e pimenta a gosto

 

 

Modo de preparo:

Lave, descasque e faca uma cruz na parte da raiz sem separa-la e em uma panela com 2 litros de agua, coloque o polvo limpo, leve a fervura e cozinhe por fogo brando por pelo menos 1 hora.

 

Corte o peixe em cubos e os coloque no suco de limão. Rale o gengibre, corte o alho o mais fino que possa, a cebola roxa também em juliene (tiras finas acompanhando a largura dos gomos), retire a parte de dentro do pimentão, deixando-o bem lisinho e corte em tiras da mesma largura da cebola. Faca o mesmo com as pimentas porem corte o mais fino que conseguir. Limpe os camarões e reserve tudo, seu mise en place esta praticamente pronto.

 

Verifique a textura do polvo com um garfo, ele tem que entrar macio, sem resistência, porem cuidado para nao amolecer demais, pois este truque da cebola em cruz funciona bem! Quando cozido, retire o polvo e deixe-o esfriar. Retire um pouco do caldo, cerca de 200 ml, junte o vinho, as star anises, o alho, cebola e pimentão e adicione ao marinado do peixe. Corte o polvo em pedaços de 1 cm e junte. Cubra com filme plastico e deixe marinando por mais uma hora. Na hora de servir escorra um pouco, tempere com sal e pimenta, o azeite, um pouco do caldo por cima e folhas frescas de salsinha.

 

Sirva em um prato grande de vidro ou em pequenas taças de cristal!

 

lucius-gaudenzi-ceviche-balines-superchefs

Foto: Rodrigo Mariano

 

 

Chef Lucius Gaudenzi

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados